Características do Avivamento

Para que ocorra o avivamento tem que ter um despertamento em alguém e este será usado para despertar o povo, nação, pessoas, igrejas... Portanto Deus usou algumas pessoas no Antigo Testamento para falar ao povo sobre o que deveria ser feito para que houvesse um avivamento, portanto vamos discorrer sobre:


Deus usou várias pessoas como foi mencionado na aula anterior, vamos extrair de cada um desses personagens uma característica que julgo ser importante.

a) Asa, Expulsou da terra todos os prostitutos sagrados e aboliu todos os ídolos que seus pais haviam feito”, (I Rs. 15.12) Bíblia de Jerusalém.

b) Jeú, “Derrubaram o templo e o transformaram em sanitários para o uso público, até o dia de hoje”, (II Rs. 10.27) Nova Bíblia Vida.

c) Joiada, “Todo povo da terra dirigiu-se depois ao templo de Baal e o demoliu; quebraram totalmente os altares e as imagens e mataram Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares” (II Rs. 11.18) Bíblia de Jerusalém.

d) Josias, “Então o rei ordenou ao sumo sacerdote Hilquias e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas da porta, que tirassem do templo do Senhor todos os utensílios que se tinham feito para Baal, e para o poste-ídolo e para todo o exército dos céus, e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom, e levou as cinzas para Betel.” (II Rs. 23.4). Bíblia Anotada.

e) Josafá, “Mas há algumas coisas boas em você, porque você mandou retirar as imagens vergonhosas de Aserá, ou poste-sagrado, que havia no país e procurou ser fiel a Deus de todo o coração.” (II Cr. 19.3) Nova Bíblia Vida.
f) Ezequias, “Depois do término da celebração, começou uma grande campanha contra a adoração de imagens, Todos aqueles que estiveram em Jerusalém para a festa da Páscoa saíram pelas cidades de Judá, de Benjamim, de Efraim e de Manassés e derrubaram os altares idólatras, as colunas, as imagens de Aserá e outros lugares de adoração de deuses falsos, Então as pessoas que tinham vindo das tribos do norte para a festa da Páscoa voltaram de novo aos seus lares”. (II Cr. 31.1) Nova Bíblia Vida.

g) Esdras, “Agora façamos aliança com o nosso Deus de que despediremos todas as mulheres e os que delas são nascidos, conforme o conselho do Senhor, e dos que temem ao mandamento do nosso Deus, Faça-se conforme a lei.” (Ed. 10.3) Bíblia Thompson.

Observe que todas essas mudanças ocorridas necessitaram de uma ação em lugares onde não havia vida espiritual, logo então para ter um avivamento é necessário ter objetos (pessoas) para fazer uma mudança através da Palavra de Deus e sua vontade.
Quando o povo de Israel se desviava de Deus, morriam espiritualmente, pois se distanciavam da “vida”, portanto como diz em Jó 14.7-9 “... ao cheiro das águas brotará...”.

Algo impede ou nos separa de Deus, e o que será?

O secularismo alojado na Igreja é um parasita maligno que a sufoca em todos os sentidos, um dos sentidos da palavra “secularismo” é o tempo ou época em que se vive, juntamente com seus procedimentos, práticas e costumes, é o espírito do presente século, seu caráter, mentalidade, pensamento, maneira de ser, propensões, rumos.
O secularismo é uma forma sutil, ardilosa e lenta de Satanás corromper a igreja do Senhor. O secularismo ou humanismo é o inverso da espiritualidade bíblica na vida do crente. Um real avivamento é a solução contra o secularismo que investe contra a igreja do Senhor por toda parte, “o barco foi feito para estar na água, mas a água não deve entrar no barco”.
   Antes do avivamento a negligência atrai a ira de Deus, em muitas igrejas há muitas coisas que teriam de estar fora delas e não dentro. Sem santidade o avivamento fenece e fica só a lembrança, disse um grande pregador: “Homens poderosamente usados por Deus podem vir a fazer do Movimento Pentecostal uma máquina programada, a qual, por não ter vida, transforma-se num monumento histórico”.
O secularismo tendo guarida numa igreja, os seus membros serão fracos em dedicação a Deus, alguns até se esforçarão nesse sentido, mas não conseguirão avançar devido ao peso da “armadura de Saul (I Sm. 17.39), que nada tem a ver com a “armadura de Deus” (Ef. 6.13).

Precisamos de uma renovação espiritual constante;

- Compunção e arrependimento, (II Cr. 30.6-9), estes versos, com outros mais do seu contexto imediato, mostram que o pecado não encontra asilo na pessoa avivada; ele é confessado, perdoado e abandonado, foi assim em Jerusalém (At. 2.37).

- Consagração renovada, é o “holocausto sobre o altar”, (II Cr. 29.27). Uma das lições que o holocausto figurava é a vida de plena entrega e submissão do crente a Deus.

- Comunhão constante com Deus, é o sacrifício e a oferta de louvor ou oferta pacífica, (II Cr. 29.31), que figura nossa comunhão com Deus em Cristo, (II Cr. 30.20).

- Zelo santo e sábio por Deus, (II Cr. 31.1), aqui deu-se um rompimento definitivo com a idolatria, os inimigos da nossa alma devem ser vencidos e derrotados, (Ef. 6.12).
Tal desprendimento e disposição para agradar a Deus são uma evidência de vidas avivadas.

Pb. Odemir Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...