Resumo de "A Doutrina do Homem segundo Myer Pearlman", por Luzinete Lourenço de Almeida



Por: Odemir Silva

Resumo produzido pelo aluno do SETEF (Seminário Teológico Fidelidade), Luzinete Almeida na disciplina de "Antropologia Bíblica".

A ORIGEM DO HOMEM
A Bíblia ensina que os seres foram criados de forma especial, separando cada espécie, para viver e se desenvolver de acordo com as leis do seu ser e criou em especial o Homem, que o próprio Deus denomina como sua imagem e semelhança. Com o passar dos tempos foram criadas varias teorias sobre a origem do homem entre elas a teoria da evolução, que se constitui em dizer que os seres vivos foram originados de células vivas e foram evoluindo para os seres que conhecemos hoje. Essa teoria afirma que o homem evoluiu do macaco, porem essa teoria não pode ser levada a diante, pois Deus separou as espécies, de modo, que uma espécie não se pode gerar outra que possa se reproduzir, por exemplo, se o cavalo e o jumento cruzarem teremos o nascimento da mula, porem, a mula não tem o poder de se reproduzir. A teoria mais utilizada é a teoria de Darwin, porem já caiu por falta de provas, pois existe muita diferença entre o animal mais capacitado e o homem, distancia que os evolucionistas tentam explicar como o “elo perdido” para explicar a evolução entre homem e macaco.                                                                                                  Os evolucionistas procuram unir o homem ao irracional, mas Jesus Cristo veio ao mundo para unir o homem a Deus e somos recebidos como filhos a partir de quando o aceitamos como nosso pai e salvador.
 
A NATUREZA DO HOMEM
Segundo Gen.2:7 o Homem é dividido em duas substancias, uma chamada corpo e a imaterial chamada alma. A alma é a vida do corpo, se retirada, o corpo morre. Mas segundo a 1 Tess. 5:23 e Heb. 4:12, o corpo se compõe em três substancias – corpo, alma e espírito. O espírito é quem leva o homem a ter conhecimento de Deus e comunhão com ele, já a alma sobrevive a morte, porque o espírito a dota de energia. A alma por sua vez é o espírito encarnado, que utiliza do corpo para satisfazer seus desejos e quando o espírito não domina mais o corpo e então entramos em estado de “morte”, necessitando de receber um espírito novo para que o homem possa ser regenerado. A alma por sua vez foi criada através do sopro de vida, ela distingue o homem do ser irracional, pois o desejo está ligado ao conhecimento. A alma diferencia cada homem, pois mostra sua individualidade, também diferencia dos seres superiores como os anjos e o próprio Deus, pois ambos só possuem espírito. Através da alma o homem tem seus instintos, como o de querer as coisas, de se reproduzir e entre outros. Mesmo com tudo isso, o homem pensou que poderia dominar seu próprio destino e através do livre arbítrio desobedeceu a Deus e o pecado foi consumado, e é ai que entra o espírito santo, que nos convence da culpa e nos trás o arrependimento e nos endireitando para com ele. Quando falamos de alma, falamos também do coração, que está muito ligado, pois é dele que vêm os desejos, o juízo e a vida emocional.

A IMAGEM DE DEUS NO HOMEM
Deus criou o homem conforme a sua imagem e semelhança, sendo puro e tendo caráter e personalidade semelhante a ele. O conhecimento do bem e do mal só é de conhecimento do homem, os animais não possuem natureza religiosa e moral. Deus criou somente o homem dotado de razão, sendo o animal mais um da natureza e o homem o senhor da natureza, sendo que muitas vezes o homem usa o dom da razão para coisas ruins e destrutivas ou até mesmo negando seu criador. Se o homem não tivesse desobedecido a Deus, teria a vida eterna. Porem Deus tornou isso possível, enviando seu único filho para nos livrar do pecado, e aquele que trilhar nos caminhos do senhor e o busca-lo, se arrependendo dos pecados, possuirá a vida eterna ao lado do pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...