Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?

Subsídio Teológico de Amós 3.3

1.  Texto
“OUVI esta palavra que o SENHOR fala contra vós, filhos de Israel, contra toda a família que fiz subir da terra do Egito, dizendo: De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades. Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Amós 3:1-3

2. Título
Amós significa “fardo” ou “carregador de fardos”. O livro contém muitos fardos de julgamentos ou calamidades que o profeta transmitiu a Israel.

3. Autor
Nasceu em Tecoa, pequena aldeia a 8Km. Ao sul de Belém. Homem de negócios, fazendeiro e pregador, embora não fosse um profeta treinado da escola de profetas. Ocupava-se com criação de gado e plantação de frutas. Intelectual e hábil escritor. Tinha um profundo senso de justiça social e coragem nos confrontos. Um missionário estava a par dos acontecimentos sociais e nacionais, pois sempre ia ao norte (Israel) a fim  de comercializar seus produtos, este livro foi escrito em 760 a.C.

4. Cenário Político
O crescente fértil desfrutava de uma relativa paz (800 a 745 a.C.) Após 30 anos de luta entre si. Israel e Judá conheciam um período de grande prosperidade e expansão, período este conhecido como “idade de ouro” para ambos os reinos que viviam à vontade em Sião.

5. Cenário Religioso

5.1. Já duravam 170 anos o sistema de adoração ao Bezerro em Betel, (Israel);

5.2. A Nação estava corrompida, tanto interna quanto externa. Profetas e Sacerdotes viviam para seus próprios interesses. Faziam injustiças, usurpavam os pobres e vivia uma falsa santidade;

5.3. Essa corrupção generalizada foi atribuída ao Rei e ao Sacerdote, portanto ambos seriam destruídos pela espada. Amós seria o pregador da Justiça.

6. Cenário Geográfico
Vivia a 7 Km. ao sul de Jerusalém nas altas colinas de Judá, perto da estrada que ia de Jerusalém a Hebrom e Berseba. Afirma-se ter sido nessa mesma região que João Batista cresceu muito tempo depois. Amós profetizou em Betel a 35 Km. ao Norte de Tecoa principal santuário de Israel, lugar da moradia do Sumo Sacerdote.

7. Cenário Canônico
Contemporâneo de Joel e Obadias, seu ministério para Israel foi ao fim do ministério de Jonas que profetizou para a mesma Nação. Porém o ministério de Amós foi uma cruzada veloz como um relâmpago, um prognóstico hábil e severo da condenação.

8. Objetivo do Livro
Era soar a trombeta, avisando à liderança e a aristocracia (classe dos nobres, gente rica) de Israel do iminente julgamento de Deus sobre a nação. Visava às falhas religiosas quanto à corrupção espiritual, moral e social.

9. Contribuições do Profeta

9.1. Ênfase na justiça social
Foi o profeta que mais clamou com eloqüência contra a injustiça, isto é, a violação contra os direitos humanos e exploração dos pobres, e que qualquer nação ao violar os conceitos morais e sociais divinos e entregar-se à exploração do pobre está fadado a prematura destruição.

9.2. O profeta do dia do Juízo
No resplendor da paz e prosperidade de Israel, ele anunciou um julgamento prestes a vir, o profeta declarou que a nação em si já não tinha perdão e o julgamento era inevitável (Am. 4.12). Deus os chamava para prestação de contas e o juízo estava estabelecido.

9.3. O rústico profeta do Interior
Oriundo de uma fazenda onde criava gado, (parecido com Elias) com um estilo elegante e vigoroso sua maneira de falar era na realidade rústica, usando palavras e símbolos típicos de um homem da lavoura.

9.4. Profeta organizado classicamente
Sua mensagem desenvolveu-se do geral para o particular, vindo em seguida os detalhes. Ele apresenta o julgamento de Deus sobre Israel, e em seguida chama a atenção do povo para a necessidade desse julgamento, levando a nação a concordar sobre a necessidade de o golpe ser desferido.

9.5. Esclarecimento sobre o dia do Senhor
O julgamento destruiria não apenas os pagãos (o que seria aplaudido por Israel), mas também os pecadores israelitas, já que interpretavam sua aliança com o Senhor como uma espécie de imunização contra calamidade e julgamento.

9.6. Apresentação das visões simbólicas
Amós foi o primeiro profeta a empregar visões simbólicas nas declarações proféticas, cada símbolo apresentado de maneira notável é suficiente para que qualquer pessoa entenda e fique atemorizada.

10. Cristologia no Livro de Amós
Em Am. 9. 11-15 descreve a futura restauração de Israel. O tabernáculo de Davi será levantado (v.11), significa o novo estabelecimento do trono para que a justiça e a benignidade fossem praticadas (Is. 16.5), o que sugere o aparecimento do Messias, que restaurará Israel do cativeiro, reconstituirá para sempre as cidades e fará um plantio a fim de gozar da colheita.

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...