O que fazer para ajudá-los?
Texto: Juízes 2. 7-23
Estrutura
Introdução
1. A morte de uma geração, (7-9);
2. O nascimento de uma nova
geração, (10-15);
3. Os libertadores de uma geração
má, (16-18);
4. O mal assola essa geração,
(19-23).
5. Conclusão
Introdução
Se deixar-mos de buscar o Senhor
com sinceridade e de seguir os seus caminhos da retidão, Ele retirará de sobre
nós o seu auxílio, poder e proteção.
1. A morte de uma geração
Uma geração tem seu início, meio
e fim, exemplo de Moisés (40,80 e 120
anos). Josué representa a geração que conquistou a terra prometida, viu as
promessas de Deus se cumprir e os grandes milagres operados através de seus
servos. Essa geração era:
1.1 “Serva” “e serviu o povo...” Pessoa que não têm a livre
disposição da sua personalidade, exemplo de Paulo quando diz em Gl. 2.20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo não
mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vive-a na fé
do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”.
1.2 “Perseverante” (... todos
os dias de Josué e os anciãos que viveram depois da morte de Josué.).
Perseverante é uma pessoa com firmeza na fé e nas virtudes, isto é, inalterável
(não muda conforme as circunstâncias,
exemplo do camaleão).
1.3
“Honra” (... sepultaram-no no termo da sua herdade...).
Josué foi sepultado com honras que merecia honrar é respeitar, ter apreço pelar
virtudes, atos ou talento de alguém.
A quem deve honrar?
- A Deus, Pv. 3.9; P. 4.11;
- Aos pais, Ex. 20.12; Mt. 15.4;
- Aos idosos, Lv. 19.32; I Tm. 5.1;
- Ao rei (Líderes da Nação), I Pe. 2.17;
- Ao Ministério (Pr, Pb, Dc,...), I Tm. 5.17
Essa geração ainda existe? Ou
estamos matando-a para ficarmos livres para pecar.
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