Uma Geração sem Princípios


O que fazer para ajudá-los?


Texto: Juízes 2. 7-23


Estrutura

Introdução
1. A morte de uma geração, (7-9);
2. O nascimento de uma nova geração, (10-15);
3. Os libertadores de uma geração má, (16-18);
4. O mal assola essa geração, (19-23).
5. Conclusão


Introdução
Se deixar-mos de buscar o Senhor com sinceridade e de seguir os seus caminhos da retidão, Ele retirará de sobre nós o seu auxílio, poder e proteção.


1. A morte de uma geração
Uma geração tem seu início, meio e fim, exemplo de Moisés (40,80 e 120 anos). Josué representa a geração que conquistou a terra prometida, viu as promessas de Deus se cumprir e os grandes milagres operados através de seus servos. Essa geração era:


1.1 “Serva” “e serviu o povo...” Pessoa que não têm a livre disposição da sua personalidade, exemplo de Paulo quando diz em Gl. 2.20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vive-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”.


1.2 “Perseverante” (... todos os dias de Josué e os anciãos que viveram depois da morte de Josué.). Perseverante é uma pessoa com firmeza na fé e nas virtudes, isto é, inalterável (não muda conforme as circunstâncias, exemplo do camaleão).


1.3
 “Honra” (... sepultaram-no no termo da sua herdade...). Josué foi sepultado com honras que merecia honrar é respeitar, ter apreço pelar virtudes, atos ou talento de alguém.

A quem deve honrar?
  • A Deus, Pv. 3.9; P. 4.11;
  • Aos pais, Ex. 20.12; Mt. 15.4;
  • Aos idosos, Lv. 19.32; I Tm. 5.1;
  • Ao rei (Líderes da Nação), I Pe. 2.17;
  • Ao Ministério (Pr, Pb, Dc,...), I Tm. 5.17

Essa geração ainda existe? Ou estamos matando-a para ficarmos livres para pecar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...