A Importância da Teologia



Por Odemir Silva



A teologia é uma fonte de grande utilidade para o homem. Sua importância deve ser destacada nos seguintes pontos:

1.      O instinto organizador do intelecto 
O conhecimento sobre Deus é muito vasto. E as Escrituras relatam sobre eles através de fatos registrados. Mas para que haja uma melhor assimilação, é importante que este conhecimento de Deus seja organizado de forma ordenada.
  
2.      A natureza difundida da descrença de nossos dias
Com o crescimento dos pensamentos filosóficos contra a existência de um Deus que se relaciona com o homem, é importante que o cristão busque o estudo teológico, para assim, obter mais argumentos diante de uma eventual confrontação contra os falsos ensinos.

3.      Auxilia no conhecimento da verdade
A teologia ajuda o homem a obter um conhecimento mais sólido e genuíno das Escrituras. Através da exegese, da hermenêutica e da teologia sistemática podemos chegar com mais convicção as verdades bíblicas.
  
      4.      Desenvolvimento de um caráter cristão
A teologia não apenas nos ensina que tipo de vida deveu viver, mas nos inspira a viver desta maneira. Em outras palavras, a teologia não apenas indica as normas de conduta, mas também nos fornece os motivos para vivermos de acordo com estas normas.

5.      As condições para o serviço cristão eficaz
Com o estudo teológico, o estudante desenvolvera uma habilidade para manejar bem e corretamente as Escrituras (II Tm 2.15). Sendo a bíblia a ferramenta principal do ministro, torna-se inconcebível admitir que um ministro não necessite do estudo da teologia.

 
Além do conhecimento bíblico, o homem obterá o conhecimento de outros assuntos concernentes à vida do ser humano, tais como: as religiões, a história da igreja cristã, história geral, filosofia, antropologia, sociologia e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...