O que significa potencializar e dinamizar o ensino? A natureza do ensino não é dinâmica em si mesmo? Haveria algo a fazer que o tornasse mais interessante?
Tornar
o ensino potente e dinâmico significa atribuir-lhe força para produzir ou
transformar alguma coisa. No âmbito da educação significa modificar o
comportamento na maneira de pensar, sentir e agir.
O
ensino deve ser atuante, vibrante e instigador. Ensinar não significa
simplesmente transmitir conhecimentos, como se a mente do aluno fosse um
insignificante receptáculo do conhecimento alheio, ou uma folha em branco, na
qual o professor poderia gravar o que desejasse. Muitos professores acham que é
dever comunicar o máximo do que eles sabem aos alunos, na forma melhor
estruturada possível, mesmo sem medir ou avaliar o resultado, em termos de
quantidade e qualidade de conteúdo assimilado. Ensinar entretanto, não é
somente transmitir, não é somente transferir conhecimentos de uma cabeça a
outra, não é somente comunicar. Ensinar é fazer pensar; é ajudar o aluno a
criar novos hábitos de pensamento e de ação. Isto não significa que a exposição
da aula não deva ter estrutura alguma, ou que seja melhor o professor ser um
mal comunicador. Significa, sim, que a estrutura da exposição deve conduzir ao
raciocínio e não a absorção passiva de idéias e informações do professor.
O
ensino pode ser potencializado, direcionado e adaptado a qualquer faixa-etária.
Porém, sua adequação baseia-se sempre no conhecimento das particularidades de
cada fase da vida humana.
Pb. Odemir Silva
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