“Para que o homem de Deus seja perfeito” (II Tm. 3.17)


Deus exige santidade
No principio Deus exigiu de:
Ø  Abraão, mesmo com idade avançada (99 anos), Gn. 17.1;
Ø  De Israel quando fez o povo subir da terra do Egito;
Ø  Foi uma exigência de Jesus Cristo (Mt. 5.48);
Ø  Pedro afirmou essa exigência (I Pe. 1.15,16).
E por estar a palavra “santificação” ligada às palavras:
®    “pureza”,
®    “sem mancha”,
®    “irrepreensível”,
®    “sem ruga”
Isto significa que o cristão precisa de uma santificação geral:
1.      do corpo, da alma e do espírito, I Ts. 5.23;
2.      do coração, Mt. 5.8; Sl. 24.4;
3.      do pensamento, Fp. 4.8; Cl. 3.1,2;
4.      dos lábios, Cl. 3.8,9; Sl. 141.3; Ef. 5.4;
5.      dos olhos, I Jo. 2.15-17;
6.      das mãos, Sl. 24.4; Hb. 12.12; I Tm. 2.8;
7.      dos pés, Ef. 6.15; Ec. 5.1;
8.      dos ouvidos Dt. 28.62; Pv. 21.13; Is. 50. 4,5; Ts. 3.13; 4.3,4; I Tm. 2.5; Hb. 12.14; II Ts. 2.13; I Pe. 1.15
Sendo santificado, o cristão produzirá aqueles aspectos transcendentais do fruto spiritual, nascido por atuação do princípio divino, isto é, o fruto do Espírito: Gl. 5. 22.
Para servir no evangelho com pureza espiritual como os sacerdotes da antiga aliança, o cristão não pode apresentar nenhuma deformidade como descrita em Lv. 21. 18-20



Estas imperfeições são caracterizadas espiritualmente:
1.      Cego
A cegueira diz respeito à falta de visão, e os que não podem ver aquilo que é divino, não podem servir à obra, Ap. 3.18

2.      Coxo
São os que não possuem andar firme e que por isso mesmo não oferecem nenhuma firmeza, não se podendo confiar em tais pessoas, Hb. 12.12.

3.       Nariz Chato
Defeito dos mais visíveis, e certamente se refere aos que entram em questões alheias, I Pe. 4.15.

4.      Membros demasiadamente compridos
Dando-se sentido espiritual aos que possuem essa deformidade física, refere-se aos que crescem inconvenientemente fora da graça e adquirem todas as deformidades, Tt. 1.11; II Tm 4.14.

5.      Pé Quebrado
Assim como aquele que tem o pé quebrado e está impossibilitado de andar, espiritualmente refere-se aos que não andam dignamente na presença de Deus, Ef. 4.1.

6.      Mão Quebrada
Significa a inatividade de servir, de trabalhar. Espiritualmente, é desolador ter as mãos quebradas para o serviço do Senhor e, em especial, no servir a Deus com dízimo, Ml. 3.10

7.      Corcunda
Os que sofrem desse defeito não têm condições de olhar para cima, mas somente para baixo, e no sentido espiritual são os que não buscam as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus (Cl. 3.1), mas somente o que é desta vida (I Tm. 6.9,10; Lc. 12.17-21). O ministério está cheio de corcundas!

8.      Anão
São os que não crescem, e no campo espiritual simbolizam os que não crescem convenientemente no conhecimento de Cristo, (II Pe. 3.18; Hb. 5.13,14).

9.      Belida no olho
A belida no olho é uma névoa ou mancha esbranquiçada da córnea do olho, e que pouco a pouco vai enfraquecendo a visão. Os que têm visão curta somente veem as coisas que estão de perto. Assim é com os que só enxergam o que está ao seu redor, isto é, tem visão curta da obra de Deus, o seu cristianismo é um fracasso, (II Pe. 1.4-9; Ap. 3.18).
10.  Sarna
A sarna é uma afecção cutânea contagiosa, parasitária e que fala naturalmente dos que contaminam os outros, (Tt. 1.10,15; Jd.17,19; Is.59.3).

11.  Impigens
As impigens são um mal estático, imóvel, e representam a impureza de mente e de coração, (Tt. 1.15; Lc. 11.39,41; Sl. 24.3,4; Ef. 5.3,5).

12.  Quebradura
Fala dos defeitos ocultos na vida da criatura, são roturas e quebraduras internas. Em tais pessoas não se pode confiar, visto que são prejudicadas da graça, (Fp. 3.17-19; Rm. 16.17,18).
Somos templo do Espírito Santo
Qualquer crente em que permanece o Espírito Santo de Deus torna-se sua habilitação, (I Co. 3.16; Rm. 8.9).
O vocábulo grego por detrás desta tradução é “nãos”, o recinto sagrado, o lugar santíssimo, em contraste com o “hieron”, o restante do templo em seus diversos compartimentos.
Entretanto, essas duas palavras, no original grego, podiam ser usadas como sinônimos. Por semelhante modo, o cristão é o lugar santíssimo onde habita o Espírito Santo de Deus.
Desta forma, o cristão é chamado para uma santa vocação, (II Tm. 1.9), isto é, ele é separado com um propósito santo. Deve ser santo, vivendo em paz com seus irmãos na fé, (Hb. 12.14).
“Porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós”, (I Co. 3.17). Os crentes de Corinto agiam como se não soubessem dessa verdade, mas Paulo lembra-lhes da posição elevada que ocupavam aos olhos de Deus.
Assim, o cristão deve ser puro e limpo, tanto no coração quanto no seu comportamento exterior, repugnando tudo o que venha a contaminar o templo de deus e macular o que lhe deve ser mantido sagrado, porque “se alguém destruir o templo de deus, Deus o destruirá”, (I Co. 3.17).


Pb. Odemir Silva



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