O que é avivamento?



Ato ou efeito de AVIVAR (Hc. 3.2), tornar-se mais vivo, mais ativo, mais intenso; AVIVAR é o mesmo que ANIMAR, isto é alentar, estimular (Dt. 1.38; 3.28; II Sm. 7.27; II Cr. 35.2; At. 18.27; Rm. 5.7).
Avivamento é uma necessidade urgente dos dias de hoje, almas estão a morrer e a igreja está a ficar sem poder, sendo necessário descobrirmos o verdadeiro significado da palavra “AVIVAMENTO”.
A igreja precisa de ser avivada é aquela que está a viver “abaixo” do padrão estabelecido pelo Novo Testamento, cujos membros estão a viver uma vida cristã “abaixo” do normal.
O que Deus transmite ao profeta Habacuque sobre avivamento é de grande peso espiritual, precisa ser cada vez mais conhecido pelo povo de Deus. Qual o ambiente do avivamento? O profeta Habacuque escreveu o seu livro pouco antes do seu povo ser subjulgado pelos babilônios e levados em cativeiro. O povo de Israel vivia então em grande declínio espiritual como é evidente em passagens Hc. 1. 2-5.

1.      Oração profunda (v.1).
Todos devem orar, e muito, por um avivamento poderoso, glorioso e soberano, todos os avivamentos da bíblia e da história da igreja foram marcados e conservados na atmosfera da oração, jejum, arrependimento, confissão espontânea, quebrantamento de espírito, humilhação diante de Deus e santidade.

2.      A Palavra de Deus (v.2)
A Palavra de Deus abundante, fluente, poderosa, revigorante e renovadora é o grande agente divino para o avivamento. Hoje a Palavra saiu dos púlpitos da maioria das igrejas, e foi substituída ardilosamente por festas, jograis, shows e outras apresentações que não passam de “sacrifícios de tolos”.

3.      Louvor no Espírito, (v. 3)
Habacuque foi um músico levita, em Hc. 3.19, ele faz alusão a “meus instrumentos de música”, ele era um crente-músico, que dependia primeiro da fé em Deus (2.4); e não primeiramente um músico-crente, que dependesse primeiro da música, precisamos prezar por uma música realmente sacra, bíblica e espiritual.

4.      Temor de Deus, (v. 2)
Sem uma renovação espiritual constante, o crente perde, aos poucos, o repúdio ao pecado, a sensibilidade para com as coisas santas e o temor a Deus. Isso afeta seriamente seus valores espirituais, principalmente a santidade de vida e a retidão no viver cotidiano.

5.      Renovação espiritual
Que é avivar espiritualmente? é uma operação soberana, irresistível e sobrenatural do Espírito Santo na Igreja para trazê-la de volta ao real cristianismo bíblico como retratado no livro padrão da igreja – Atos dos apóstolos. Ao avivar e reavivar a sua igreja, Ele salva os crentes inconversos, liberta os carnais, opera prodígios, levanta os caídos, multidões são batizadas com o Espírito Santo, os crentes buscam a santificação, os perdidos clamam pela salvação em Cristo Jesus (como nos avivamentos de Mt. 3. 1-5; At. 16.30), prevalecendo sempre o espírito de unidade de alma entre os crentes e não apenas união externa, egoísta e efêmera, (Jo. 6.66,67).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...