Por Odemir Silva
A
teologia, sobre a qual versa este livro, no sentido etimológico, é: "o
assunto acerca de Deus", assunto o mais elevado de que é capaz de se
ocupar a mente humana. Vários métodos de teologia têm sido propostos, como
sejam: especulativo, deístico, racionalista, dogmático e místico.Esses têm
conduzido os homens a conclusões contrárias às Escrituras, conclusões que
violam ao mesmo tempo a nossa natureza moral.
O
método teológico, que ao mesmo tempo honra as Escrituras e também satisfaz à
alma do homem é o método indutivo, tal qual o autor deste livro, Myer Pearlman,
o emprega. A Bíblia é para o teólogo o que a natureza é para o homem de
ciência. É sua fonte de fatos concretos. O teólogo reverente adota, para
averiguar o que a Bíblia ensina, o mesmo método que o filósofo adota para
averiguar o que a natureza ensina.
Nesse
processo, que requer grande diligência, precaução e exaustivo trabalho,
derivam-se os princípios dos fatos, e não os fatos dos princípios. Os grandes
fatos da Bíblia devem ser aceitos tais quais são, e deles edificar-se o sistema
teológico, a fim de abraçá-lo na sua integridade.
É
motivo de grande satisfação notarmos que as Escrituras contêm todos os fatos da
teologia, admitindo verdades intuitivas, tanto intelectuais como morais, por
causa da nossa constituição como seres racionais e morais. Ao mesmo tempo
admitem as Escrituras o poder controlador sobre as crenças exercido pelo ensino
intimo do Espírito Santo, ou seja a experiência religiosa. Esta verdade ao bem
se ilustra na palavra do apóstolo Paulo que disse: "A minha palavra, e a
minha pregação não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas
em demonstração de Espírito e de poder" (1 Cor. 2:4). Esse ensino ou
"demonstração" íntima do Espírito Santo limita-se às verdades objetivamente
reveladas nas Escrituras, não como revelação de novas verdades, mas como
iluminação da mente que a torna apta para perceber a verdade, a excelência e a
glória das coisas anteriormente reveladas.
Assim
disse o apóstolo Paulo em continuação da passagem: "Mas Deus no-las
revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as
profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o
espírito do homem, que nele está ? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus,
senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o
Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado
gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria
humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas
espirituais com as espirituais. Ora o homem natural não compreende as coisas do
Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque
elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e
ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que
possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo" (1 Cor. 2:10-16).
Essa
posição doutrinária e bíblica, simples e espiritual, é a posição tomada pelo
autor, o irmão Myer Pearlman, posição do apóstolo Paulo.
Nessa
posição a Bíblia contém todos os fatos e todas as verdades reveladas pelo
Espírito de Deus ao homem.
N.
Lawrence Olson
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