13ª Viagem Evangelística para Penitenciária de Potim II

A viagem foi no dia 01 de Julho e saímos como já é costume às 03:00 após se integrar a equipe a irmã Maria. Estava uma noite agradável para viajar e nessa estação do ano que é o inverno as noites é geladíssima. Com o Espírito Santo no controle de tudo, na quarta-feira, por volta das 08:30, quando voltava da oficina onde tinha deixado o carro para uma revisão antes da viajar, segui para o círculo de oração na igreja, Ele me disse uma palavra; “...não sabendo o que lá me há de acontecer.” E esta palavra esta registrada em Atos 20.22.
Guardei essa palavra e continuei para o meu compromisso com o círculo de oração e no momento da ministração da Palavra de Deus a dirigente me passou a oportunidade de pregar e no mesmo instante o Espírito Santo me lembrou da palavra que Ele havia me dado no caminho, então obedeci a sua voz e ministrei no texto que ora me havia passado. Logo então entendi que não importa para onde Ele nos envie o importante é que Ele estará no controle e tudo é para a glória do Pai!
Era para viajarmos no dia 24 de Junho, mas o Espírito Santo me disse que só iríamos viajar no dia 01 de Julho, obedeci a sua voz e viajamos no dia proposto por Ele.
Graças a Deus pela vida dos irmãos que nos ajudam em oração, pois sei que tem um exército de guerreiros que se colocam em prontidão a nosso favor quando estamos indo à Penitenciária de Potim, também os que contribuem com suas humildes ofertas destinadas ao suprimento da viajem e também da manutenção da obra na Penitenciária e aos que com palavras incentivadoras nos encorajam na caminhada.
E é sob a orientação do Espírito Santo e a ajuda dos irmãos em Cristo que realizamos essa obra para a glória de Deus!
Seguimos viagem e sem nenhum imprevisto na estrada, chegamos a Potim na parada para um breve café por volta das 05:30 e prontamente as 06:00 já estávamos em frente a Penitenciária esperando os portões serem abertos .
Aconteceu um imprevisto desagradável que foi com o pastor Evandro, ele esqueceu ou por falta de comunicação da parte dos atendentes da Penitenciária de tirar uma cópia autenticada do comprovante de residência, esses documentos são exigidos na segunda visita da pessoa a Penitenciária, portanto ele não adentrou e ficou nos aguardando no carro o dia inteiro, porém pode observar a vida sofrida das mães, esposas e filhos dos detentos que ficam na fila aguardando o procedimento burocrático para entrar.
Eu e o pastor Ailton seguimos rumo ao raio 5, x 8 onde esta a “Casa de Oração” com 22 pessoas sendo que a cela só comporta 12, num espaço de mais ou menos 4x7. Essa cela é considerada como igreja também.
Por volta das 9:30 estávamos junto com o pastor Roni e alguns irmãos tomando um delicioso café e conversando a respeito das coisas de Deus e sua obra naquele lugar. Sinceramente eu estava muito cansado até por não tinha dormido nada, pois tinha ido ao um casamento de um amigo e saímos da festa por volta da 00:30 e só cheguei em casa e fui arrumar as coisas para a viagem e quando olhei para o relógio já era 02:00.
Na semana da viajem graças a Deus descansei bastante e não senti tanto cansaço na estrada, mas quando cheguei à Casa de Oração, o sono, cansaço bateu!!!!
Pedi para o pastor Ailton lecionar a EBD e ministrar o culto de Santa Ceia enquanto descansava um pouco, assim foi feito quando despertei já era hora do almoço.
Almoçamos e em seguida fui fazer um atendimento pastoral enquanto chegava o horário de começar o culto ao ar livre onde estaria ministrando a Palavra de Deus. Enquanto isso, fiquei a observar a necessidade da presença da igreja no sistema carcerário que é muito grande, em um complexo de 1300 homens não há trabalho da igreja para alcançar os não cristãos dentro desse complexo.
Porém o nosso trabalho lá dentro tem sido em equipar os irmãos para ganhar almas e abrir novas frentes de trabalhos em outros raios, isso leva muito tempo até porque vamos lá uma vez por mês.
Às 13:30 começou o culto e o pastor Ailton foi quem esteve na direção distribuindo as oportunidades para os irmãos falarem das bênçãos de Deus em suas vidas e testemunhos que são para nós que vamos visitá-los edificantes.
Fiquei feliz por saber que um dos irmãos que na nossa última viajem tinha recebido uma vitória, que seria sua liberdade e graças a Deus ele já se encontrava na colônia (lugar onde é um tipo de ante sala antes de vir para a sociedade definitivo).
Todo o raio com mais ou menos 160 pessoas param para ouvir a Palavra de Deus e por bondade do Senhor Ele nos deu da sua graça e ousadia e falamos sua Palavra.
Fiz um propósito de entregar uma bíblia em cada culto, sendo que a bíblia que entro na Penitenciária eu ofereço para quem se manifestar durante a oração final, portanto tem sido diferente nas duas últimas visitas porque quando chego à Casa de Oração já sou comunicado de que uma pessoa já quer a bíblia sendo que não preciso perguntar se alguém vai querer e sim apenas citar o nome de quem vai receber.
Após ministrar a Palavra de Deus e no decorrer da ministração ter orado pelos enfermos com imposição de mãos e ungindo, creio que o Senhor Jesus tem curado muitos ali para a glória do nome Dele, chamei todos os ouvintes para fazermos uma corrente de oração e nessa oportunidade os pastores saem colocando as mãos em suas cabeças ministrando a bênção, cura, libertação... Teve um detento que me procurou e disse-me que na visita anterior onde ele estava presente no culto de Santa Ceia, e que depois daquele dia ele não fumou mais e que queria se firmar na igreja, até porque é filho de crente e conhece a Palavra de Deus, logo o encaminhei para o pastor Roni que ficou encarregado de lhe dar mais orientações.
Terminando o culto às 15:30 em ponto e não para por aí porque muitos detentos querem que oremos em particular por eles, pois são carentes de nossas intercessão e se não apressarmos nos atrasamos para a saída que é até as 16:00.
E cumprimos com a exigência da casa e por volta das 16:00 já estávamos no procedimento de saída e às 17:00 nos encontrávamos no carro  se preparando para o retorno à SBCampo.
O trabalho na Penitenciária de Potim tem sido realizado uma vez por mês com a realização da EBD e logo após o culto de Santa Ceia, paramos para o almoço e muitas vezes no intervalo do almoço já fazemos o atendimento pastoral, encerramos nossas atividades com um glorioso culto ao ar livre, isto é no pátio onde muitas vidas podem ouvir a palavra de Deus.
Orem por nós, nos ajude!!!