Teológos da Teologia da Libertação e Evangelicais


 Leonardo Boff – Nasceu em Concórdia Santa Catarina, aos l4 de dezembro de 1938, reside atualmente em Petrópolis – RJ, no Jardim Araras, região Campestre e Ecológica. É professor de Ética, filosofia da Religião e Ecologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Obra. Igreja Carisma e Poder, Ed.Vozes 1981.

Juan Luis Segundo – Nasceu em Montevidéu em 31 de março de  1925 e faleceu em 17 de Janeiro de 1996, obra. Fé e Ideologia, Ed. Loyola 1983.

José Comblin – Nasceu em Bruxelas em 22 de março de 1923 e faleceu em 27 de março de 2011 na cidade Simões Filho próximo a Salvador-Ba. Obra. Pastoral Urbana – o Dinamismo da Evangelização – Ed. Vozes, 3ª. Ed. 2002.

Jon Sobrino – Nasceu em Barcelona em 27 de dezembro de 1938, reside atualmente em San Salvador, capital de El Salvador, atualmente é responsável pelo centro de pastoral Dom Oscar Romero, diretor da Revista Latinoamericana de Teologia e do informativo cartas a las Iglesias, além de ser membro do comitê editorial da Revista Internacional de Teologia Concilium. Obra. Cristologia a partir da América Latina. Ed. Vozes.1983

Dom Hélder Câmara – Nasceu em 7 de Fevereiro de 1909 na cidade de  Fortaleza – Ce  e faleceu em 27 de agosto de 1999 na cidade de Recife – Pe.  Obra.  Um olhar sobre a cidade. 2ª. Ed. Ed. Paulus 1997

Pedro Casaldáliga – Nasceu em Balsareny, província de Barcelona – Espanha, em 16 de fevereiro de 1928, radicado no Brasil desde 1968.Adepto da teologia da libertação, adotou como lema para sua atividade pastoral: Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar. Com problemas de saúde Dom Pedro apresentou sua renúncia à Prelazia, conforme o Can. 401 § 1 do código de direito Canônico, em 2005. No dia 2 de fevereiro de 2005 o Papa João Paulo II aceitou a sua renúncia ao governo pastoral de são Félix. Obra. Creio na justiça e na Esperança. Ed. Civilização brasileira.1977.

Frei Betto – Nasceu em Belo Horizonte em 25 de agosto de 1944, adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial de Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República, entre 2003 e 2010. Frei Betto, foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero. Recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares. Assessorou vários governos socialistas, em especial Cuba, nas relações Igreja Católica-Estado.Obra. Cartas da Prisão. Ed. agir. 2008. 

Ernesto Cardenal – Nasceu em 20 de Janeiro de 1925 em Granada na Nicarágua, 
Poeta e sacerdote nicaraguense, dissidente sandinista e considerado um dos mais importantes poetas vivos da América Latina. Foi ordenado padre em 1965 e em 1979, com a chegada dos sandinistas ao poder, integrou a Junta de Governo como ministro de Cultura. Seis anos depois, em 1985, foi suspenso "ad divinis" pelo Vaticano, que considerou incompatível a sua missão sacerdotal com o seu novo cargo político.Obra. Cristianismo y Revolución.(1974) 

TEÓLOGOS EVANGELICAIS 

Orlando Costas – Nasceu em 15 de junho de 1942 em Ponce, Porto Rico, e faleceu em 5 de novembro de 1987.Orlando Costas foi um visionário. Mesmo sendo evangelical assumido e declarado, não se constrangia em participar de reuniões mundiais de organismos de reflexão teológica do movimento ecumênico, que tende a ser teologicamente liberal, e lá declarar a todos seus pontos de vista conservadores.  Obra. The proclamation of the goodnews was directly linked with a demonstration of the La Iglesia y su Misión Evangelizadora (1971)

Samuel Escobar – Nasceu em Arequipa, Peru, em novembro de 1934. É uma figura internacional evangélica. Doctorado en Filosofía y Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense de Madrid, está en posesión de otros títulos académicos por la Universidad San Marcos de Lima y la McMaster University de Canadá. Doutorado em Filosofia e Educação pela Universidad Complutense de Madrid, está na posse de outras qualificações para o San Marcos e da Universidade de McMaster, no Canadá. Ordenado como Pastor Bautista en el Iglesia Ebenezer de Miraflores (Lima), donde fue bautizado en 1951. Ordenado como Pastor Batista Ebenezer na Igreja de Miraflores (Lima), onde ele foi batizado em 1951. Ha sido Asesor y Presidente de la Comunidad Internacional de Estudiantes Evangélicos (IFES), trabajando durante más de tres décadas en Perú, Argentina y Canadá, y uno de los firmantes de la Declaración de Chicago sobre la Responsabilidad Social Evangélica. Ele foi Conselheiro e Presidente da Sociedade Internacional de Estudantes Evangélicos (IFES), trabalhando por mais de três décadas no Peru, Argentina e Canadá, e um dos signatários da Declaração de Chicago sobre Responsabilidade Social Evangélica.Formó parte de la Comisión del Programa del Congreso sobre Evangelización de Lausanna en 1974, siendo uno de los cuatro redactores del histórico Pacto de dicho Congreso. Ele fazia parte do Programa de Lausanne Congresso de Evangelismo em 1974 e foi um dos quatro editores do Pacto histórico do Congresso.Obra Diálogo entre Cristo y Marx (1967)

René Padilha – Nasceu em Quito, Equador, em 1932,  vive na Argentina.  O maior projeto é o de um comentário bíblico contemporâneo desde uma perspectiva latino-americana. É um projeto ambicioso. Estamos trabalhando para publicar este comentário de mais ou menos 1.600 páginas em, Deus queira, 2012 a tempo para CLADE V [Quinto Congresso Latino-Americano de Evangelização] que vai se realizar em Costa Rica em julho. E aí esperamos fazer o lançamento deste comentário. Estão participando mais ou menos 130 pessoas que estão escrevendo os comentários ou artigos, porque o comentário vai ter certos artigos de temas chaves para a vida da igreja na América Latina. Esse é o projeto principal no qual estou trabalhando no momento como editor geral.Obra O que é missão Integral.Ed. Ultimato 2009.

Robinson Cavalcanti – Nasceu em 21 de Junho de 1944 em Recife – Pe. Distante do Fundamentalismo e do Liberalismo, considera-se um Cristão, Protestante, Evangélico, Anglicano, defensor da Teologia da Missão Integral da Igreja. Como Bispo Diocesano, ordenou 57 Diáconos e 49 Presbíteros. Nesses sete anos foram abertas 34 das presentes 44 comunidades da Diocese Anglicana do Recife, criados projetos sociais, arcediagados, secretarias e comissões, e reformulados os Cânones, estimuladas as vocações, criado o Diaconato Permanente e o Ministério Local, bem como a instituição de Ministros Leigos e Evangelistas. Na IEAB foi presidente da Junta Nacional de Educação Teológica – JUNET.Obra. Igreja: Agencia de transformação Histórica. Ed. Sepal. 1987 

Pedro Arana – Nasceu em 1938 em Lima no Peru, Graduou-se em  Engenharia  pela  Universidade São Marcos. Integrou a equipe da Associação  de  Universitários  Cristãos,da Visão Mundial e da Sociedade  Bíblica  do Perú.  Fez  Mestrado  e Doutorado em Teologia  pela  Universidade  de  Edimburgo  (Escócia).Lecionou no Seminário  Teológico  Presbiteriano  de  Lima.  É  Pastor Presbiteriano. Autor de livros e artigos em revistas.Obra “Bases bíblicas para a missão integral da Igreja”.Ed.Missão Mundial.1992 

John Howard Yoder (29 dez 1927 - 30 de dezembro de 1997) foi um cristão teólogo, especialista em ética e bíblica erudito mais conhecido por seu radical pacifismo cristão , a sua orientação de teólogos do futuro, como Stanley Hauerwas , sua lealdade ao seu Mennonite fé, e 1972 sua magnum opus, The Politics of Jesus .Obra. Discipulado como responsabilidade Política (1964) 

Ronald Sider – Nasceu em 17 de setembro de 1939 em Ontário no Canadá, naturalizado Norte Americano. .    Graduado   e  Doutorado   em   História   pela   Universidade   de   Yale.  Leciona  no Seminário  Teológico  Palmer  e  no Seminário  Teológico  Batista   do  Leste   (EUA).  Autor  de  livros  e  artigos  em  revistas.  Fundador  do movimento Evangélicos para Ação Social. Obra. Escândalo do comportamento Evangélico.Ed.Universo cristão. 1993 

Jim Wallis – Nasceu em 4 de junho de 1948, em Detroit. Michigan nos Estados Unidos, foi criado em um tradicionalevangélicaPlymouth Brethren família, [5] como um homem jovem Wallis tornou-se ativo no movimento dos direitos civis . He graduated from Michigan State University . Ele se formou em Michigan State University . He attended Trinity Evangelical Divinity School in Illinois where he joined with other young seminarians in establishing the community that eventually became Sojourners.Ele freqüentou a Trinity Evangelical Divinity School , em Illinois, onde ele se juntou com outros jovens seminaristas no estabelecimento da comunidade que eventualmente se tornou Sojourners.The journal Sojourners originated in Deerfield, Illinois as The Post American in 1971. A revista Sojourners originado em Deerfield, Illinois como The Post-americanos em 1971.Wallis escreveu em 1974 que, "A nova consciência evangélica é mais caracterizada por um retorno ao cristianismo bíblico eo desejo de aplicar os conhecimentos bíblicos para a necessidade de novas formas de sociopolítico engajamento ". Obra. O apelo a Conversão, Harper & Row(1981) (Rev.ed.2005).
Bruce Nicholls 

Emílio Antonio Núñez está vivendo salvadorenhos na Guatemala desde 1944. He was a founder and first president of the Central American Theological Seminary, and founder member of the Latin American Theological Fraternity. Foi fundador e primeiro presidente do Seminário Teológico da América Central, e membro fundador da Fraternidade Teológica Latino-Americana. It has a BA History and Philosophy from Southern Methodist University, Th.M., Dallas Theological Seminary, 1964 Th.D., 1969; he studied at the Faculty of Philosophy and Theology of Barcelona and in the Universidad Francisco Marroquín, 1979. Ele tem uma História e Filosofia BA da Southern Methodist University, Th.M., Dallas Theological Seminary, 1964 Th.D. de 1969, ele estudou na Faculdade de Filosofia e Teologia de Barcelona e na Universidad Francisco Marroquin, 1979. Dr. Nuñez ensinou teologia por mais de 60 anos. He held administrative positions as Director of the Department of Theology and Rector of SETECA. Ele ocupou cargos administrativos como Diretor do Departamento de Teologia e Reitor da SETECA. He is the author of several books and articles, including: Crisis and Hope in Latin America , co-author with William Taylor, Towards a Latin American Evangelical Missiology , Theology and Mission: A Perspective from Latin America ; Pastoral Challenges , Contemporary Apostolic Movement . Ele é o autor de vários livros e artigos, incluindo: Crise e Esperança na América Latina, co-autor com William Taylor,rumo a uma América Latina Evangélica Missiologia, Teologia e Missão: Uma Perspectiva da América Latina; Desafios pastorais, Movimento Apostólico Contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...