Resumo de "A Doutrina do Homem segundo Myer Pearlman" por Emerson G. Soares


Por Odemir Silva

Resumo produzido pelo aluno do SETEF (Seminário de Teologia Fidelidade), Emerson Soares na disciplina de "Antropologia Bíblica".


O autor explana sobre a origem do homem, citando a criação e sua refutação mais comum, a evolução, citando estudos científicos e paralelos no pensamento jurídico de forma a demonstrar a maior verdade sobre a teoria da evolução: a de que é apenas e unicamente uma teoria.
Em seguida ele discorre sobre a natureza do homem, em sua triunidade de corpo material e sua parte espiritual, alma e espírito. Tanto a dicotomia como a tricotomia estão em essência certas no sentido de que alma e espírito se confundem como lados de uma mesma substância imaterial da qual se compõe o homem. A alma distingue o homem da vida vegetal e da vida animal, dos seres vivos inanimados e dos irracionais, no sentido de que ela dá ao homem a consciência e a individualidade.
A alma do homem tem correlação direta com o termo usado como fonte das vontades e sentimentos, o coração. E também tem direta correlação com o pecado, pois em essência a alma enquanto no corpo vive sua vida por instintos naturais e infundidos no ser vivo de forma a preservar a vida e perpetuação, ela não é movida exatamente pela razão e temor a Deus como fonte principal dos impulsos e decisões.
Em seguida o autor segue descrevendo o corpo como o invólucro da alma e tabernáculo de Deus, e sobre a imagem de Deus no homem, segundo ele a imagem de Deus se refere ao caráter e personalidade, e mesmo após o pecado esse é o eterno alvo do ser humano. A seguir segue apresentando alguns aspectos da imagem de Deus no homem que o diferencia de todas as criaturas, como seu parentesco divino, caráter moral, razão, capacidade para imortalidade, domínio sobre a terra, todos demonstrando a semelhança do ser humano com seu Criador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...