Quem matou Jesus?



“Isso porque tinha conhecimento de que o haviam entregado por inveja[1]”. 
Mt. 2718.

Por Odemir Silva[2]

Ao ouvir alguns sermões sobre a morte de Jesus observo que é destacado que ele morreu por nossos pecados e concordo plenamente com isso, porém não podemos negar que houve alguns fatores que contribuíram para que isso acontecesse de fato, e até mesmo para se cumprir o que foi dito pelos profetas a respeito do Messias.


E um deles aparece no desenrolar da condenação de Jesus, que foi entregue à Pilatos por pura inveja! E o que significa a inveja? Significa uma mistura de “ódio provocado pela prosperidade ou a alegria de outrem[3]”, e quem tinha inveja de Jesus? senão os próprios sacerdotes?, isto é, seus próprios irmãos, compatriotas aqueles que viram sinais que somente Deus poderia fazer, será que foi por causa disso que fizeram isso com o Mestre?
Interessante que temos um “pagão”, Pilatos, percebendo que aquele homem era justo e que tudo não passava de uma mentira para condená-lo e o sentimento de inveja era grande da parte dos sacerdotes,  não é diferente nos dias atuais quando é perceptível que há inveja no meio cristão, uma vez que se prega contra ela.
Portanto observando a ação de Pilatos em absolver Jesus das acusações e que “não conseguia entender um homem que não se defendia estando ameaçado de morte, tal coisa é incomum nos tribunais, o homem comum teria negado casa acusação, mesmo as verdadeiras, para escapar da morte...pilatos não era tolo, ele começou a desconfiar de que os sumos sacerdotes haviam entregado Cristo por causa de sua inveja.[4]
Esses Sacerdotes que eram os líderes espirituais naquele tempo e hoje podemos vê-los nos pastores, bispos, apóstolos e por aí vai, que também ardem em inveja quando é notório a aparição de algum “messias”, isto é, alguém que se torne o centro das atenções quando ao pregar, ensinar, louvar acontecem sinais da parte de Deus e há um mover do Espírito Santo, se bem que Jesus em nenhum momento foi favorável que houvesse esse tipo de comportamento da parte daqueles que o seguia, pelo contrário sempre fugia disso.
Mas nos dias atuais não é assim, quando há um mover do Espírito Santo e foi através de uma pregação, ensino ou louvor aquele que está como canal para tal manifestação torna-se alvo dos “Sacerdotes” que querem purificar o reino deixando aflorar “...possuídos de inveja...(Rm. 1.29) e com “inveja amargurada e sentimento faccioso..(Tg. 3.14) procuram crucificar esses tais.

Que Deus nos ajude protegendo-nos de toda armadilha da inveja!


[1] Bíblia KING JAMES
[2] Presbítero, Bacharel em Teologia, Capelão Prisional, Licenciado em Ciências Sociais, Pós-Graduando em Especialização em Ensino de Filosofia, Professor de Sociologia e Filosofia na Rede Pública Estadual.
[3] Pequena Encicoplédia Bíblica, 1996.
[4] Nota da Bíblia de Estudo DAKE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...