A Suprema Aspiração do Crente



Leitura: Filipenses 3.12-17

Objetivos:
·       Compreender qual era a verdadeira aspiração do apóstolo Paulo.
·       Analisar a maturidade espiritual dos filipenses.
·       Conscientizar-se a respeito da verdadeira aspiração cristã

O que é Aspiração?
Desejo profundo de atingir uma meta, sonho, um alvo. Ato de Aspirar, isto é, introduzir o ar aos pulmões, igual a inspirar que é o mesmo, porém a diferença esta em que inspirar é fazer que uma idéia se apresente.

Aspirar e Inspirar
Aspirar é o mesmo que desejar, anelar, almejar; I Tm. 3.1, Hb. 11.16.
Inspirar é o mesmo que “penetrar” no ânimo, daí vem a inspiração; II Tm. 3.26; II Pe. 1.21
Na atual sociedade (capitalista), muitos cristãos lutam arduamente pela conquista de bens materiais, fama, prestígio e poder. As pessoas querem, a todo o custo, serem VIPS, isto é, uma expressão inglesa Very Important Person” tradução literal para "pessoa muito importante”, é uma sigla que designa pessoas importantes, influentes, ou altos funcionários com privilégios especiais. Alguns exemplos de "VIP‘s” incluem celebridades, chefes de estado, ou de governo, grandes empregadores, grandes jogadores, políticos, funcionários de alto nível das empresas, indivíduos ricos, ou qualquer outra pessoa notável que recebe tratamento especial por algum motivo.
É urgente que venhamos refletir a respeito da verdadeira ambição do cristão. De que adianta ter todos os bens na terra, ser VIP, ter prestigio e no fim de tudo não desfrutar da vida eterna com Cristo?

O que é mais precioso para o cristão?
Sigamos o exemplo do apóstolo Paulo, seu alvo era a pessoa de Jesus Cristo, seu ideal e sua aspiração era conhecer, isto é, ter mais comunhão com o Mestre.
A Aspiração Paulina

“Prossigo para o alvo”,
Em I Co. 9.24-27, o apóstolo Paulo utiliza neste texto a analogia do atletismo, a fim de mostrar aos filipenses que o crente em sua caminhada também precisa se esforçar para conhecer mais a Cristo, deixando de lado os embaraços dessa vida e o pecado, mantendo o foco em Jesus. Quando o crente deixa de olhar firmemente para o “Alvo”, corre o risco de tropeçar e cair, podendo até abandonar a fé. Vigiemos, pois, em todo o tempo, na dependência do Senhor.

“O sentimento de incompletude de Paulo”,
Em I Co. 9.26, o apóstolo sabia que havia muita coisa a ser conhecida, por isso não corria sem meta, mesmo preso mantinha o mesmo propósito (Fp. 3.13). Ele confiava e sua força estava em Deus, e assim seguia confiante vencendo grandes batalhas. Para vencer, temos que igualmente olhar para frente e “esquecer das coisas que para trás ficam” (Fp. 3.13).

“O engano da presunção espiritual”
Presunção é o mesmo que orgulhoso, isto é, um conceito elevado que a pessoa faz de si próprio. Porém Paulo não se deixou enganar pela falsa idéia de ter alcançado a perfeição, contudo demonstrou que a conquista da perfeição será para aquele que terminar a carreira e ganhar a vida eterna, pois o prêmio está no final da jornada e não em seu início ou meio, (Gl. 6.9).

A Maturidade Espiritual dos Filipenses

“Somos Perfeitos?”
Em Cristo Jesus todos quantos o aceitou já alcançaram a tal “perfeição”, nesse sentido nossa salvação é completa, e quando Paulo se refere aos filipenses tratando-os de “perfeitos” (Fp. 3.15), neste versículo, apresenta-os servindo a Deus no Espírito, isto é, não confiando na carne. (Fp. 3.3).

“O cristão deve andar conforme a maturidade alcançada”
Em Filipenses 3.16 diz que “andemos segundo a mesma regra”, significa que devemos andar conforme a doutrina de Cristo, segundo aquilo que já recebemos do Senhor (I Co. 11. 23), portanto isso denota nosso modo de viver, atitudes, ações, obras, e comportamentos em geral, semelhantes aos do Senhor Jesus. Não basta “corrermos”, pois se realmente desejamos progredir em nossa vida cristã, devemos conhecer e obedecer aos preceitos da Palavra de Deus até o Dia de Jesus Cristo (Fp. 1.6).

“Exemplo a ser imitado”
O apóstolo Paulo procurou em tudo imitar o Senhor Jesus, (I Co. 11.1), servindo apenas aos interesses da igreja de Cristo (Fp. 2.17), alertou aos filipenses para que o imitassem (Fp. 3.17). Como obreiro de Deus, Paulo tinha o caráter ilibado, isto é, puro, incorrupto. Se quisermos servir ao Senhor com inteireza de coração, precisamos seguir os passos de Jesus, o nosso modelo de homem perfeito, (Hb. 12.2).

A Aspiração cristã hoje

“A atualidade do desejo paulino”
As dificuldades, tentações e demais obstáculos que serviam de empecilhos à vida de comunhão naquela época continuam nos dias atuais e talvez bem maiores! Portanto devemos nos esforçar para vivermos uma vida de íntima comunhão com Deus (Fp. 3.12).

“O cristão deve almejar a maturidade espiritual”
Vamos seguir o exemplo de Paulo, reconhecendo que ainda precisamos alcançar a perfeição, sendo sóbrio (moderado, equilibrado) e vigilante. Reconheçamos que precisamos de maturidade espiritual e de um maior conhecimento (comunhão) acerca da pessoa de Jesus Cristo.

“Rejeitando a fantasia da falsa vida cristã”
Paula sabia o quanto era difícil ser fiel a Deus, porém suportava tudo por causa da obra de Deus (Fp. 2.17).  Hoje não é diferente pois quem quer ter uma vida de fidelidade a Deus padecerá as mesmas angústias (II Tm. 3.12).
“Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp. 3.14).

As palavras “Prossigo, alvo e prêmio” têm um significado muito importante para nós;

Primeiro: “prossigo” é o mesmo que “persigo”, isto é, ir ao encalço (pegada), Paulo esta dizendo que esta perseguindo o prêmio em Cristo com a mesma determinação, empenho incessante, com que perseguira a igreja anteriormente.

Segundo: o “alvo” pode ser conforme as regras de atletismo na época de Paulo, indicando um propósito definido com o que ele corre. Portanto supunha-se que o corredor seguisse uma linha branca que indicava a trajetória da corrida do ponto de partida à meta final, portanto se pisasse fora da linha, ele não estaria correndo de acordo com as regras, não sendo coroado mesmo que chegasse a primeiro lugar.

Terceiro: o prêmio sugere a coroa ou troféu (I Co. 9.24), portanto “soberana vocação” é, literalmente, “chamada superior”. O cristão é chamado “do alto” ou “de cima” (Hb. 12.2) e este chamado é de Deus em Cristo Jesus, que ao término da corrida dirá:

“Bem está, servo bom e fiel” (Mt. 25.21)

“a maior aspiração do crente deve ser a conquista do prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus”.
Amém!!!!!

Esse sermão foi ministrado na AD - Monte Sião, dia 27/08/2013

Pb. Odemir Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...