Requisitos para ser escolhida




                                                                      Para ser escolhida rainha era preciso preencher alguns requisitos, satisfazendo certas exigências do rei. Veremos algumas:


“que seja melhor do que ela” (Et. 1.19a), Ester era judia, fazia parte do povo de Deus. Vasti não era do povo de Deus. Uma mulher cristã tem que ser melhor que a do mundo lá fora. Ela não pode ser igual, tem que ser diferente e fazer diferença pelas suas atitudes, sua maneira de ser;

“de boa aparência e formosura” (Et. 2.2), a mulher cristã tem boa aparência e formosura quando a beleza de Cristo se reflete nela;

“alcançou favor de todos quantos a viam” (Et. 2.15), Ester foi escolhida certamente pela sua simplicidade, postura, comportamento e pelo seu bom senso;

Ester, órfão de pai e mãe, teria muitas razões para ser cheia de traumas e complexos de rejeição. No entanto, não se deixou dominar por nada disso, pelo contrário, a cada versículo ela apresenta uma nova característica vejamos:

 “... Ester não havia declarado o seu povo, nem sua linhagem...” (Et. 2.10), Ela sabia quando devia se calar e quando devia falar. Naquela ocasião, era hora de ficar calada. Às vezes calado falamos mais alto.

“... qual é a tua posição...?”, (Et. 5.3), Ela foi sábia e prudente não se precipitou, não tentou manipular o rei com suas lágrimas. Muitos querem alcançar algo através de manipulações e falsidades.

“... se perecer, pereço!”, Com incrível coragem, ela abandonou o protocolo e ousou chegar à presença do rei. Ela foi leal ao seu povo. A missão dela era livrar o povo das garras de Hamã. Ao desobedecer às ordens do rei, podia perder a coroa, como aconteceu com Vasti, mas preferiu ser leal a Deus, por isso estava disposta a dar a sua vida para salvar o seu povo. Da mesma forma que Ester mudou o curso da história, transformando a sua época, Deus usa hoje nos dias atuais mulheres dispostas e fiéis que queiram quebrar o protocolo ser ousada, ser leal, ter coragem, ser disposta, ter atitude e mudar a história! “... Jejue, Ore Deus vai mudar!”
Ester foi um exemplo de mulher cristã, modelo para sociedade atual. A sua formosura tornou-se ainda maior devido a sua pureza interior, atitude gentil, bondade e sua fidelidade ao seu Deus, por isso que foi escolhida entre tantas jovens para ser a nova rainha da Pérsia. Tal honra não trouxe a soberba, pois nunca se deixou levar pelo orgulho, não se envaideceu por causa da sua posição social e do poder que recebera, não desprezou os conselhos de seu primo (Mardoqueu), que era de condição humilde, pelo contrário manifestava um espírito de mansidão, humildade e submissão. Assim como Ester outras mulheres também marcaram a história da sociedade em que viviam, são elas;
·       A mulher Samaritana, um exemplo de missão (Jo. 4.1-28);
·       A Mulher Cananéia, um exemplo de fé (Mt. 15.22-28);
·       Febe, um exemplo de Obra Social (Rm. 16.1,2);
·       Priscila, um exemplo de serviço (Rm. 16.3,4);
·       Júnia e Andrônico, exemplo de apostolado (Rm. 16.7);
·       Trifena e Trifosa, exemplo de evangelismo (Rm. 16.12).

No mês de Maio é comemorado o dia das mães, portanto quero parabenizar a todas que tem influenciado sociedades em gerações e gerações através de suas atitudes não só de mãe, mas de mulher que ao exemplo dessas, mostraram seu valor numa sociedade que as desprezavam e humilhavam.

Seja um desses exemplos do passado nesta presente sociedade!

Pb. Odemir Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...