O Crescimento Da Igreja Através Dos Séculos
Texto Base: Marcos 4.30-32
Na parábola do grão de mostarda Jesus fez duas
perguntas interessantes para seus ouvintes, sendo que ele já tinha a resposta
(v.30) Ele começa a discorrer sobre está parábola de uma forma singular, mas
antes de adentrarmos nela, precisamos entender o que vem a ser uma parábola. É
colocar ao lado de, sugere a idéia de colocar uma coisa ao lado da outra para
efeito de comparação, é uma realidade de fatos naturais com o objetivo de
ilustrar uma ou mais verdades.
A parábola da semente de mostarda é uma das que
possui caráter tanto histórico quanto profético. Parece que a sua finalidade
era ilustrar a história da Igreja de Cristo na Terra.
A parábola do grão de mostarda é usada por Jesus
para comparar o crescimento do Reino de Deus sobre a Terra, portanto, não há
como falar em crescimento do cristianismo sem se referir a obra missionária,
pois sem se fazer missões não haveria continuação do cristianismo, não haveria
continuidade da Igreja, Kalley não teria chegado ao Brasil.
O avanço da Igreja, do cristianismo deve-se ao fato
da obra missionária. Esta parábola mostra-nos o progresso do cristianismo no
mundo. Fazendo a analogia do grão de mostarda com o Reino de Deus, podemos
aprender três lições desta magnífica parábola.
A primeira lição é que
"assim como um grão de mostarda quando semeado é a menor semente de todas
as sementes sobre a Terra, a Igreja era pequena e "fraca" em seu
começo (v.31)Jesus quando institui a Igreja ela era a menor de todas as
religiões existente, não teve assim uma explosão imediata. Aparentemente a
igreja parecia que não ia florescer. Jesus passa três anos do seu ministério
evangelizando, curando, libertando, fazendo milagres, explanando os mais belos
ensinamentos do Reino de Deus e sempre acompanhado de uma grande multidão ao
seu redor, mas ao final de sua vida só lhe restaram onze discípulos, mais dois
no caminho de Emaús, algumas mulheres e mais outros irmãos espalhados por onde
ele passou (aproximadamente 500 irmãos – 1Co 15.6)
A planta de mostarda era a que tinha menos semente
numa horta, mas quando crescia se tornava a maior de todas as hortaliças.
Semente de mostarda era uma expressão proverbial comum entre os judeus, para
indicar algo muito pequeno e insignificante. A fraqueza e a aparente
insignificância são sem dúvidas grandes características do início da Igreja.
Como o cabeça e rei da Igreja veio ao mundo? Numa
manjedoura de família humilde.
Quem foram os homens que ele ajuntou ao seu redor?
Pescadores, a maioria ignorantes.
Qual foi o seu último ato público? Morto e
humilhado em uma cruz.
Os que seguiam a Jesus eram vistos pelos judeus
como escândalo e para os gregos como loucura. Em tudo isto a mente humana nada
pode perceber senão fraqueza e debilidade. Aos olhos do homem, o início da
Igreja foi desprezível, insignificante e destituída de poder.
Mas, algo interessante começa acontecer. A Igreja
começa a desabrochar. Observando as conversões registradas no livro de Atos, as
Igrejas implantadas ao longo do ministério de Paulo e o decorrer do contexto do
Novo Testamento vamos ver que o que parecia ser insignificante começa a chamar
atenção e incomodar tanto os religiosos da época como o Império Romano.
As perseguições do ano 100 à 313 d.c.
As causas das perseguições foram por quatro
motivos: política - lealdade a César? A Igreja era uma ameaça à segurança do
estado romano, pois os que se convertiam não se alistavam para as guerras.
Religiosa eram chamados de ateus. Sociais defendiam a igualdade entre todos os
homens. E econômica a conversão dos
homens e mulheres traziam prejuízos ao mercado de idolatria.
Nero, primeiro imperador a perseguir a Igreja, pôs
fogo em 350 cristãos para iluminar seu jardim, incendiou parte da cidade e
precisava de um bode expiatório. Pedro e Paulo morreram neste período.
Domiciano em 95 D.C João foi exilado na Ilha de
Pátmos. No Coliseu de Roma foi morto Tertuliano, homem que sistematizou a
doutrina da trindade. Policarpo ao morrer declarou - "vivi 86 anos
servindo-lhe e nenhum mal me fez, como poderia maldizer ao rei que me
salvou?"
Diocleciano ordenou o fim das reuniões cristãs,
prisão e morte para quem confessasse a Cristo e mandou queimar as Escrituras,
os mais felizes eram mandados para os campos de trabalhos forçados. Por volta
do ano 200 as perseguições estavam em todas as partes do Império. Eram acusados
de ateísmo, canibalismo, incesto preguiça, e práticas anti-sociais e então
surgem os apologetas (homens sábios que escreviam e defendiam a fé cristã).
A conversão de Constantino no ano de 313 D.C acaba
com a perseguição ostensiva a Igreja.
Com grande relutância a Igreja foi sobrevivendo e
ganhando seu espaço com o trabalho missionário.
A semente já tinha germinado e brotado sobre a
Terra e nada nem ninguém pôde ou poderia parar seu crescimento.
A segunda lição é que
"assim como o grão de mostarda, uma vez semeado se torna a maior de todas
as hortaliças, assim a Igreja, uma vez semeada se desenvolveria e cresceria
muitíssimo" v. 32ª
Do século IV até hoje a Igreja não parou de crescer
e ao longo tempo podemos ver seu crescimento.
SéculoV - XVI
A Armênia conheceu o evangelho por Gregório o
iluminado, por volta do ano 300. 2 milhões e 500 mil armênios foram ganhos por
volta de 410. Frumêncio e seu irmão chagaram à Etiópia. A Inglaterra conheceu o
cristianismo nesta época.
Patrício na Irlanda e Columba em 563 fundou o
mosteiro que se tornou o centro de evangelização da Escócia. São Benedito +/-
530 com suas quatro regras mudou a Europa (serviço para o Senhor, obediência,
trabalho físico e oração)
Infelizmente na Idade média a Igreja entra em rota
de colisão com a Escritura e sua decadência é visível – me refiro as cruzadas.
Nesta mesma época o pré-reformador John Huss é queimado na fogueira e enquanto
as chamas deterioravam seu corpo sua alma entoava hinos de louvor a Deus.
Século XVI - XVIII
Acontece a reforma protestante em 31/10/1517 quando
Martinho Lutero prega na porta da Igreja do Castelo de Wittemberg as 95 teses,
as principais são: sola gratia (somente pela graça); sola Field (somente pela
fé); sola escriptura (somente pela Escritura) e soli Deo gloria (glória somente
a Deus).
Os anglicanos expulsaram 2000 pastores que eles
consideravam de não conformistas ou puritanos dos quais um deles era avô de
John Wesley, deste grupo saíram os congregacionais; batistas e presbiterianos,
isto tudo no final do século XVI e início do XVII.
Em agosto de 1620 cerca de 100 colonos saem da
Inglaterra a bordo do navio myflower, eram os congregacionais chegando nos EUA.
Robert Willians organizou a primeira igreja Batista
nos EUA.
Francis Makeni em 1683 com os presbiterianos na
nova Inglaterra.
A faculdade de Harward em 1636 foi criada com o
objetivo principal da vida e do estudo era conhecer a Deus e seu filho.
Jonathan Edwards com seu sermão
"pecadores nas mãos de um Deus irado" em 1741 trouxe um avivamento
nos EUA. Ele é considerado um dos maiores filósofo-teólogo dos EUA, foi pastor
congregacional. Além deste temos John Wesley que trouxe o avivamento na
Inglaterra e George Whitefield ededicou-se a evangelização na América do Sul.
Willian Carey em 1792 teve grande êxito na Índia com o seu trabalho de tradução
e com uma de suas cartas surge a Sociedade Missionária de Londres pelos
congregacionais em 1795.
Século XIX - Hoje
O século XIX é conhecido como o "grande século
do esforço missionário"
Robert Morrison - estudou o mandarin e deixou um
dicionário e uma Bíblia para os missionários, o que aconteceu em 1858.
Charles Handon Spurgeon - Foi o mais proeminente
pregador da Inglaterra em meados do século XIX. É conhecido como o príncipe dos
pregadores.
Dwight L. Moody - considerado um dos grandes
evangelistas ele ajudou a fundar a sociedade de evangelização de Chicago em
1886 e no outono de 1889 surgiu o Instituto Bíblico Moody que teve como alunos
em 1949 Billy Grahan e Samuel Doctorian.
Hudson Taylor, A china teve um progresso
missionário com a sua presença. Rompeu com as tradições missionárias da época
iniciando um trabalho pioneiro em missões transculturais, levou muitos
camponeses a Cristo.
Robert Reid Kalley e sua esposa Sara Poulton
Kalley, O protestantismo começou a arraigar-se e crescer no Brasil com a
chegada de Kalley no Rio de Janeiro em 10/05/1855. Neste ano é inaugurada a
Escola Dominical em Petrópolis pelo casal. No dia 11/07/1858 Pedro Nolasco de
Andrade tornou-se o primeiro brasileiro batizado no Brasil na Igreja Evangélica
Fluminense, onde Kalley era pastor, na época a igreja contava com 13 membros, 8
portugueses, 4 anglo-saxões e 1 brasileiro. Em 1868 a igreja alcançou 360
membros, uma segunda Igreja congregacional foi organizada em Recife no ano de
1873.
Simonton, chegou ao Brasil no dia 12/08/1859 e em
1862 fundou a primeira Igreja Presbiteriano no Rio de Janeiro.
Willian Buck, chegou ao Brasil em 1881 e no
seguinte fundou a primeira igreja batista no Brasil em Salvador.
Comunismo, O comunismo atrapalhou os missionários
na China, mas não acabou com o evangelho nesta região. Porém em 1949 com a
revolução de Mão Tsetung se fechou completamente para o mundo e isto incluiu o
evangelho. O comunismo com toda sua repressão, não foi capaz de destruir a
igreja chinesa que hoje já é o país com o maior número de evangélicos. Nem na
Rússia, com sua famosa cortina de ferro e outras nações comunistas foram
capazes de travar o crescimento desta semente. Os irmãos que viveram em
perseguição e os que ainda vivem com sua vida cristã coerente foi e é a resposta
mais segura da igreja ao comunismo e ao estado secular.
A partir dos meados de 1940 o protestantismo
avançou rapidamente na América Latina especialmente no Brasil. A igreja
brasileira é a terceira maior do mundo, tendo a China em primeiro lugar seguida
pela igreja americana. Somos hoje segundo o IBGE mais de 26 milhões de
evangélicos em expansão.
A terceira lição: é que
"assim como a hortaliça é fonte de refúgio para as aves do céu, assim a
Igreja também é fonte de refúgio para a humanidade". V32b
Cabe a esta geração ganhar esta geração. Cada
geração fez a sua parte ou pelo menos tem tentado fazer, agora é a nossa vez,
vamos deixar de fazer missões e travar o crescimento do reino de Deus ou vamos
dar continuidade a este trabalho? Qual contribuição à história do cristianismo
sua Igreja ou você dará?
O cristianismo não existiria se não houvesse o
trabalho missionário. Rm 10.13
A obra missionária quase sempre não teve recursos
para fazer a obra. Na sua grande maioria a obra era feita com relutância. Os
mantenedores são pessoas humildes, de baixa renda. Deus não chamou o Mc Donalds
para fazer missões, não chamou a Petrobrás, ele chamou as igrejas e as igrejas
somos nós. II Co 8.1-4. Missões não se faz com o que sobra no fim do mês, não
se faz com resto de caixa, nem com resto de suas forças.
Em Mateus 9.38 Jesus ora a Deus, que é o Senhor da
seara, que mande mais trabalhadores. O verbo "mandar" no texto
é "ekbalo" (ser jogado, expulso, expelido para fora). Então
que sejamos expulsos, expelidos para fora das quatro paredes do templo para o
mundo, para a seara do mestre.
Deus não está interessado em uma montoeira de
missionários e sim em pessoas que querem ser marcadas por ele para viver ou
para morrer. Fp 1.29.
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