O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS NA TERRA


O Crescimento Da Igreja Através Dos Séculos
Texto Base: Marcos 4.30-32
Na parábola do grão de mostarda Jesus fez duas perguntas interessantes para seus ouvintes, sendo que ele já tinha a resposta (v.30) Ele começa a discorrer sobre está parábola de uma forma singular, mas antes de adentrarmos nela, precisamos entender o que vem a ser uma parábola. É colocar ao lado de, sugere a idéia de colocar uma coisa ao lado da outra para efeito de comparação, é uma realidade de fatos naturais com o objetivo de ilustrar uma ou mais verdades.
A parábola da semente de mostarda é uma das que possui caráter tanto histórico quanto profético. Parece que a sua finalidade era ilustrar a história da Igreja de Cristo na Terra.
A parábola do grão de mostarda é usada por Jesus para comparar o crescimento do Reino de Deus sobre a Terra, portanto, não há como falar em crescimento do cristianismo sem se referir a obra missionária, pois sem se fazer missões não haveria continuação do cristianismo, não haveria continuidade da Igreja, Kalley não teria chegado ao Brasil.
O avanço da Igreja, do cristianismo deve-se ao fato da obra missionária. Esta parábola mostra-nos o progresso do cristianismo no mundo. Fazendo a analogia do grão de mostarda com o Reino de Deus, podemos aprender três lições desta magnífica parábola.
A primeira lição é que "assim como um grão de mostarda quando semeado é a menor semente de todas as sementes sobre a Terra, a Igreja era pequena e "fraca" em seu começo (v.31)Jesus quando institui a Igreja ela era a menor de todas as religiões existente, não teve assim uma explosão imediata. Aparentemente a igreja parecia que não ia florescer. Jesus passa três anos do seu ministério evangelizando, curando, libertando, fazendo milagres, explanando os mais belos ensinamentos do Reino de Deus e sempre acompanhado de uma grande multidão ao seu redor, mas ao final de sua vida só lhe restaram onze discípulos, mais dois no caminho de Emaús, algumas mulheres e mais outros irmãos espalhados por onde ele passou (aproximadamente 500 irmãos – 1Co 15.6)
A planta de mostarda era a que tinha menos semente numa horta, mas quando crescia se tornava a maior de todas as hortaliças. Semente de mostarda era uma expressão proverbial comum entre os judeus, para indicar algo muito pequeno e insignificante. A fraqueza e a aparente insignificância são sem dúvidas grandes características do início da Igreja.
Como o cabeça e rei da Igreja veio ao mundo? Numa manjedoura de família humilde.
Quem foram os homens que ele ajuntou ao seu redor? Pescadores, a maioria ignorantes.
Qual foi o seu último ato público? Morto e humilhado em uma cruz.
Os que seguiam a Jesus eram vistos pelos judeus como escândalo e para os gregos como loucura. Em tudo isto a mente humana nada pode perceber senão fraqueza e debilidade. Aos olhos do homem, o início da Igreja foi desprezível, insignificante e destituída de poder.
Mas, algo interessante começa acontecer. A Igreja começa a desabrochar. Observando as conversões registradas no livro de Atos, as Igrejas implantadas ao longo do ministério de Paulo e o decorrer do contexto do Novo Testamento vamos ver que o que parecia ser insignificante começa a chamar atenção e incomodar tanto os religiosos da época como o Império Romano.
As perseguições do ano 100 à 313 d.c.
As causas das perseguições foram por quatro motivos: política - lealdade a César? A Igreja era uma ameaça à segurança do estado romano, pois os que se convertiam não se alistavam para as guerras. Religiosa eram chamados de ateus. Sociais defendiam a igualdade entre todos os homens. E econômica  a conversão dos homens e mulheres traziam prejuízos ao mercado de idolatria.
Nero, primeiro imperador a perseguir a Igreja, pôs fogo em 350 cristãos para iluminar seu jardim, incendiou parte da cidade e precisava de um bode expiatório. Pedro e Paulo morreram neste período.
Domiciano em 95 D.C João foi exilado na Ilha de Pátmos. No Coliseu de Roma foi morto Tertuliano, homem que sistematizou a doutrina da trindade. Policarpo ao morrer declarou - "vivi 86 anos servindo-lhe e nenhum mal me fez, como poderia maldizer ao rei que me salvou?"
Diocleciano ordenou o fim das reuniões cristãs, prisão e morte para quem confessasse a Cristo e mandou queimar as Escrituras, os mais felizes eram mandados para os campos de trabalhos forçados. Por volta do ano 200 as perseguições estavam em todas as partes do Império. Eram acusados de ateísmo, canibalismo, incesto preguiça, e práticas anti-sociais e então surgem os apologetas (homens sábios que escreviam e defendiam a fé cristã).
A conversão de Constantino no ano de 313 D.C acaba com a perseguição ostensiva a Igreja.
Com grande relutância a Igreja foi sobrevivendo e ganhando seu espaço com o trabalho missionário.
A semente já tinha germinado e brotado sobre a Terra e nada nem ninguém pôde ou poderia parar seu crescimento.
A segunda lição é que "assim como o grão de mostarda, uma vez semeado se torna a maior de todas as hortaliças, assim a Igreja, uma vez semeada se desenvolveria e cresceria muitíssimo" v. 32ª
Do século IV até hoje a Igreja não parou de crescer e ao longo tempo podemos ver seu crescimento.
SéculoV - XVI
A Armênia conheceu o evangelho por Gregório o iluminado, por volta do ano 300. 2 milhões e 500 mil armênios foram ganhos por volta de 410. Frumêncio e seu irmão chagaram à Etiópia. A Inglaterra conheceu o cristianismo nesta época.
Patrício na Irlanda e Columba em 563 fundou o mosteiro que se tornou o centro de evangelização da Escócia. São Benedito +/- 530 com suas quatro regras mudou a Europa (serviço para o Senhor, obediência, trabalho físico e oração)
Infelizmente na Idade média a Igreja entra em rota de colisão com a Escritura e sua decadência é visível – me refiro as cruzadas. Nesta mesma época o pré-reformador John Huss é queimado na fogueira e enquanto as chamas deterioravam seu corpo sua alma entoava hinos de louvor a Deus.
Século XVI - XVIII
Acontece a reforma protestante em 31/10/1517 quando Martinho Lutero prega na porta da Igreja do Castelo de Wittemberg as 95 teses, as principais são: sola gratia (somente pela graça); sola Field (somente pela fé); sola escriptura (somente pela Escritura) e soli Deo gloria (glória somente a Deus).
Os anglicanos expulsaram 2000 pastores que eles consideravam de não conformistas ou puritanos dos quais um deles era avô de John Wesley, deste grupo saíram os congregacionais; batistas e presbiterianos, isto tudo no final do século XVI e início do XVII.
Em agosto de 1620 cerca de 100 colonos saem da Inglaterra a bordo do navio myflower, eram os congregacionais chegando nos EUA.
Robert Willians organizou a primeira igreja Batista nos EUA.
Francis Makeni em 1683 com os presbiterianos na nova Inglaterra. 
A faculdade de Harward em 1636 foi criada com o objetivo principal da vida e do estudo era conhecer a Deus e seu filho.
Jonathan Edwards com seu sermão "pecadores nas mãos de um Deus irado" em 1741 trouxe um avivamento nos EUA. Ele é considerado um dos maiores filósofo-teólogo dos EUA, foi pastor congregacional. Além deste temos John Wesley que trouxe o avivamento na Inglaterra e George Whitefield ededicou-se a evangelização na América do Sul. Willian Carey em 1792 teve grande êxito na Índia com o seu trabalho de tradução e com uma de suas cartas surge a Sociedade Missionária de Londres pelos congregacionais em 1795.
Século XIX - Hoje
O século XIX é conhecido como o "grande século do esforço missionário"
Robert Morrison - estudou o mandarin e deixou um dicionário e uma Bíblia para os missionários, o que aconteceu em 1858.
Charles Handon Spurgeon - Foi o mais proeminente pregador da Inglaterra em meados do século XIX. É conhecido como o príncipe dos pregadores.
Dwight L. Moody - considerado um dos grandes evangelistas ele ajudou a fundar a sociedade de evangelização de Chicago em 1886 e no outono de 1889 surgiu o Instituto Bíblico Moody que teve como alunos em 1949 Billy Grahan e Samuel Doctorian.
Hudson Taylor, A china teve um progresso missionário com a sua presença. Rompeu com as tradições missionárias da época iniciando um trabalho pioneiro em missões transculturais, levou muitos camponeses a Cristo.
Robert Reid Kalley e sua esposa Sara Poulton Kalley, O protestantismo começou a arraigar-se e crescer no Brasil com a chegada de Kalley no Rio de Janeiro em 10/05/1855. Neste ano é inaugurada a Escola Dominical em Petrópolis pelo casal. No dia 11/07/1858 Pedro Nolasco de Andrade tornou-se o primeiro brasileiro batizado no Brasil na Igreja Evangélica Fluminense, onde Kalley era pastor, na época a igreja contava com 13 membros, 8 portugueses, 4 anglo-saxões e 1 brasileiro. Em 1868 a igreja alcançou 360 membros, uma segunda Igreja congregacional foi organizada em Recife no ano de 1873.
Simonton, chegou ao Brasil no dia 12/08/1859 e em 1862 fundou a primeira Igreja Presbiteriano no Rio de Janeiro.
Willian Buck, chegou ao Brasil em 1881 e no seguinte fundou a primeira igreja batista no Brasil em Salvador.
Comunismo, O comunismo atrapalhou os missionários na China, mas não acabou com o evangelho nesta região. Porém em 1949 com a revolução de Mão Tsetung se fechou completamente para o mundo e isto incluiu o evangelho. O comunismo com toda sua repressão, não foi capaz de destruir a igreja chinesa que hoje já é o país com o maior número de evangélicos. Nem na Rússia, com sua famosa cortina de ferro e outras nações comunistas foram capazes de travar o crescimento desta semente. Os irmãos que viveram em perseguição e os que ainda vivem com sua vida cristã coerente foi e é a resposta mais segura da igreja ao comunismo e ao estado secular.
A partir dos meados de 1940 o protestantismo avançou rapidamente na América Latina especialmente no Brasil. A igreja brasileira é a terceira maior do mundo, tendo a China em primeiro lugar seguida pela igreja americana. Somos hoje segundo o IBGE mais de 26 milhões de evangélicos em expansão.
A terceira lição: é que "assim como a hortaliça é fonte de refúgio para as aves do céu, assim a Igreja também é fonte de refúgio para a humanidade". V32b
Cabe a esta geração ganhar esta geração. Cada geração fez a sua parte ou pelo menos tem tentado fazer, agora é a nossa vez, vamos deixar de fazer missões e travar o crescimento do reino de Deus ou vamos dar continuidade a este trabalho? Qual contribuição à história do cristianismo sua Igreja ou você dará?
O cristianismo não existiria se não houvesse o trabalho missionário. Rm 10.13
A obra missionária quase sempre não teve recursos para fazer a obra. Na sua grande maioria a obra era feita com relutância. Os mantenedores são pessoas humildes, de baixa renda. Deus não chamou o Mc Donalds para fazer missões, não chamou a Petrobrás, ele chamou as igrejas e as igrejas somos nós. II Co 8.1-4. Missões não se faz com o que sobra no fim do mês, não se faz com resto de caixa, nem com resto de suas forças.
Em Mateus 9.38 Jesus ora a Deus, que é o Senhor da seara, que mande mais trabalhadores. O verbo "mandar" no texto é "ekbalo" (ser jogado, expulso, expelido para fora). Então que sejamos expulsos, expelidos para fora das quatro paredes do templo para o mundo, para a seara do mestre.
Deus não está interessado em uma montoeira de missionários e sim em pessoas que querem ser marcadas por ele para viver ou para morrer. Fp 1.29.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...