O que é ecumênico etimologicamente?


A palavra ecumênico tem sua origem no vocábulo grego oikoumene. Este, por sua vez, é derivado da palavra oikos, que significa casa, lugar onde se vive espaço onde sedesenvolve a vida doméstica, onde as pessoas têm um mínimo de bem-estar. No Novo Testamento, esta palavra é usada em várias ocasiões (ver Mateus 24.14; Lucas 2.1; 4.5;21.26; Atos 11.28; Romanos 10.18; Hebreus 1.6; 2.5; e Apocalipse 12.9), para se referirao "mundo inteiro", a "toda a terra", e também ao "mundo vindouro".

O termo “Ecumenismo”, derivado de ecumenia, etimologicamente significa a tendência a fazer de todo o mundo uma só família (cristã).
Do ponto de vista do Cristianismo, pode-se dizer que o ecumenismo é um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais, a partir de uma reconciliação cristã que aceite a diversidade entre as igrejas. Segundo a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, o termo ecumênico quer representar que a Igreja de Cristo vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre diversas igrejas.

Os tipos de prática ecumenista:
  1. Ampla, geral e irrestrita.
  2. Interdenominacional (ás vezes restrita só a um grupo como "tradicionais", "pentecostais/ carismáticos", "fundamentalistas", etc.). 
Mesmo que restrita a sua prática entre um destes grupos, ou mesmo entre "evangélicos" em geral, entende-se que, quando se mistura povos de doutrinas diferentes, isto é uma "generalização" ou "universalização", o que vem a ser Ecumenismo. Muitos pensam que quando os evangélicos se reúnem, mostram sua força "contra" o catolicismo. Isto não é verdade, porque estão abrindo mão de suas posições doutrinarias e, embora se mostrem com pujança no tamanho, número e muitas vezes no "barulho", mostram também fraqueza em conteúdo. Se abrirem mão de suas crenças para se ajuntar entre si, até quando não abrirão mão delas para juntar-se ao Romanismo? Aliás, se o fazem com um, por que não com o outro?
Os seminários, acampamentos, passeatas, congressos e cultos interdenominacionais, assim como os shows e consertos e os barzinhos e boates "Gospel” (evangélicos) grandemente contribuem para tais coisas. Não se iluda: "interdenominacional" também quer dizer e é – ECUMENISMO --!
O Ecumenismo não é bíblico, pois não podemos concordar com as denominações sem discordar da Bíblia. É HIPOCRISIA não dar importância à diferença doutrinaria ou dizer "ele crê errado, mas isto não tem importância... Está bem para mim deste jeito", se sabemos que Deus não pensa assim. Se ele o fizesse, não haveria necessidade da Bíblia e Deus aceitaria a todos de qualquer maneira (espírita, budista, macumbeiro, católico, evangélico...) e desta forma Cristo teria morrido em vão... Se de qualquer jeito está bom, para que Cristo e para que Bíblia?
O Ecumenismo é uma afronta á Igreja de Jesus Cristo porque ela perde a sua identidade de anunciadora do Evangelho de Arrependimento e Fé, missão esta que Jesus destinou a ela na grande comissão (Mt 28. 18-20), e de defensora da verdade como "coluna e firmeza" dela ( I Tm 3.15). Jesus comprou e resgatou a sua igreja do pecado com seu sangue,

O que é credo etimologicamente?
O credo é uma fórmula doutrinária ou profissão de fé. No Catolicismo, também é conhecido como símbolo dos apóstolos. A palavra tem origem na palavra credo que significa creio.
O credo era a princípio uma proclamação batismal enunciada pelo catecúmeno, contendo as proposições objeto da fé na qual estava sendo admitido o batizado. Em 325, passou a ser uma síntese dos dogmas da fé promulgada pela autoridade eclesiástica, através do Concílio (I). 
A centralidade de Deus na teologia parece óbvia, mas isso nem sempre ocorre.
Ainda que etimologicamente a palavra “teologia” signifique um estudo ou discursosobre Deus, existem muitas teologias nas quais o principal ponto de referência não é Deus, e sim outros interesses. 
Alguns autores têm se referido aosfundamentalistas como os “defensores de Deus”. 
Na realidade, Deus não necessita de defensores, mas qualquer teologia que pretenda ser cristã precisa ter umconceito elevado e correto de Deus, precisa compreender que o seu compromisso primordial é com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Fonte: Trabalho apresentado pela aluna do curso Médio em Teologia na Extensão da FATEBENE Jardim do Lago, Eliane Vieira.

2 comentários:

  1. "se sabemos que Deus não pensa assim". Primor de humildade. Eu, um ser microscópico em termos de universo, que apesar de imenso, não é nada diante de Deus, querer dizer que sei como Deus, o Onopotente e Soberano "pensa"...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...