3. Os Libertadores de uma Geração Má

Israel estava num período de declínio espiritual, social e moral, porém quando se arrependiam e reconciliavam-se com Deus, Ele levantava juízes que eram dotados de superiores qualidades e liderança para livrar o povo das mãos dos inimigos, Jz. 2.18; 6.11-16; 13.24,25; 14.6. Deus chama, levanta e capacita para um propósito, (... e levantou juízes, que os livraram das mãos dos que os roubavam.).
3.1 “Levantar” é erguer, pôr de pé. Deus já chamou para sua graça agora Ele te levanta para um propósito. Lc. 7.14 “Jesus, chegando perto do esquife (caixão) e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: Levanta-te.”.
3.1.1 “Livrar” é dar liberdade, tirar da prisão, da escravidão, livrar do perigo. O Senhor Jesus nos tirou da prisão e escravidão de Satanás agora Ele quer que façamos o mesmo, salvemos aqueles que estão em perigo de viver eternamente sem Deus, At. 2.21.
3.2 Objetivos do líder Espiritual.
...Porém tampouco ouviram aos juízes, antes, se prostituíram após outros deuses e encurvaram-se a eles; depressa se desviaram do caminho por onde andaram seus pais ouvindo os mandamentos do Senhor, mas eles não fizeram assim. (v. 17).

Devido esta geração ter se desviado dos caminhos e ensinos, abandonando seu relacionamento pactual com Deus, se desviaram para a iniqüidade e começaram a contestar as normas e leis da geração que conquistou a terra prometida. Agora os líderes deveriam:
3.2.1. Libertar dos falsos deuses, (... encurvaram-se a eles...). Se encurvar é se inclinar para diante ou para baixo, é a figura de se humilhar. A bíblia diz em Tg. 4.10 “Humilhai-vos perante o Senhor e ele vos exaltará”.
3.2.2.  Chamar os desviados (... depressa se desviaram do caminho.). O povo deixou de obedecer a Palavra de Deus e passou a viver segundo seus desejos, não se separaram da cultura Cananéia, preferindo os benefícios materialistas, os prazeres imorais, aceitando o casamento misto com os Cananeus e a adoração a Baal.
“Desviar” é mudar a direção, o rumo. Nós andávamos desgarrados (Is. 53.6), mas Jesus nos colocou no caminho certo, Jo. 14.6.
3.2.3 Converter os Apóstatas, (... tampouco ouviram aos juízes...). O apóstata é a pessoa que se desvia da sua fé passando a acreditar em outros deuses, I Tm. 4.1-3. Isso é sinal dos últimos tempos, entregando-se a fábulas (Parábolas) II Tm. 4.4.
3.2.4. Pregar contra o adultério, (... se prostituíram após outros deuses...).
  • Adultério é a relação sexual de pessoas casadas com outras que não seja seu cônjuge. Isso é proibido, Mt. 5.27,28. O castigo é a morte, I Co. 6.9-11. O adultério espiritual é a heresia (doutrina oposta aos ensinamentos divinos e que tende a promover facções, isto é, bando ou partido divergente), Ap. 2.22.
  • Prostituição é o ato sexual que a pessoa pratica por dinheiro ou interesse próprio, a pessoa torna-se um devasso (libertino), corrupto e desmoralizado. Isso é uma obra da carne, Gl. 5.19 e procede do coração, Mt. 15.19.
  • Fornicação é a relação sexual de pessoa não casada com pessoa casada ou não, Cuidado Jovens! Para os fornicadores tem um lugar preparado, Ap. 21.8. E a lei (ordem, conserto) é para esses, I Tm 1.8.11.
3.2.5. Repreende o desobediente, (... mas eles não fizeram assim.). Desobediência é não se submeter a ordem de alguém. E foi pela a desobediência de Adão que entrou o pecado no mundo, mas também por u homem entrou a salvação para nós, Rm. 5.19. Não sejamos desobedientes, Tt. 3.3. Haverá uma punição I Sm. 12.15.
A batalha espiritual esta travada e Deus têm levantado homens e mulheres para guerrear as causas santas do seu reino
3.3 Os Juízes desta Geração Má

Os Juízes que Deus, por sua graça, levantou em Israel são também chamados libertadores, (3.9,15). Serviam como líderes espirituais, militares e civis para o povo, mas eram frequentemente ignorados ou rejeitados, (2.17).
Treze juízes são mencionados neste livro em apreço.
  • 1º Juiz, Otniel (3.12-30) sig. “Deus é força”, julgou 40 anos; 
  • 2º Juiz Eúde (3.12-30) sig. “União, Forte”, descendente de Benjamim;
  • 3º Juiz Sangar (3.31) feriu 600 filisteus com uma aguilhada (vara comprida com ferrão na ponta para picar os bois na lavoura) de bois;
  • 4º Juiz Débora (4.1-5.31) sig. “Abelha” profetiza e juíza;
  • 5º Juiz Baraque (4.1 -5.31) sig. “Relâmpago” derrotou o comandante do exército do rei de Canaã, Sísera;
  • 6º Juiz Gideão (6.1-8.35) sig. “Cortador” chamado por Deus provou sua chamada. Com 300 homens venceu os midianitas;
  • 7º Juiz Tola (10.1,2) sig. “Verme” primogênito de Issacar;
  • 8º Juiz Jair (10.3-5) sig. “Ele ilumina”, descendente de Judá e Manasses. Tinha 30 filhos que cavalgavam 30 jumentos e 30 cidades;
  • 9º Juiz (10.6-12.7) sig. “Deus abre” julgou 6 anos, chefiou um grupo de homens foragidos, derrotou completamente ao amonitas, ofereceu sua filha em holocausto;
  • 10º Juiz Ibsã (12.8-10) sig. “Ilustre” tinha 30 filhos e 30 filhas, julgou 7 anos, nasceu e foi sepultado em Belém;
  • 11º Juiz Elom (12.11,12) sig. “Terebinto” (espécie de pistácia resinosa e sempre verde, uma árvore que seu fruto é empregado em confeitaria e de que se extrai óleo), Gn. 43.11;
  • 12º Juiz Abdom (12.13-15) sig. “Servil” relativo a servo ou próprio dele;
  • 13º Juiz Sansão (13.1-16.31) sig. “Pequeno Sol”, nazireu consagrado a Deus desde o ventre, casou com uma filistéia, tinha um enigma, pôs fogo às searas dos filisteus, feriu mil com uma queixada de jumento, leva as portas de gaza, é traído por Dalila, julgou Israel por 20 anos, um dos heróis da fé.
“... o Senhor era com o juiz e os livrara da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz...”.
Deus levantava o juiz para livrar o povo dos seus opressores por sua infinita misericórdia. Hoje Ele usa dessa misericórdia para com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...