A Doutrina do Arrebatamento da Igreja


Texto: I Ts. 4.13-18
De todos os anelos da criatura humana, o mais sublime e desejável é ser arrebatado no dia triunfante da volta do Senhor.
Complemento Bíblico
  •  Prenúncio do arrebatamento, Mt. 24. 1-3
  • Aspectos esternos do arrebatamento, I Ts. 4.13-18
  • Aspectos internos do arrebatamento, I Co. 15.50-58
  • A universalidade do arrebatamento, Mt. 24.32-40
  •   A promessa do retorno de Cristo, II Pe. 3.1-13
  • Maranata! Ora vem Senhor Jesus, Ap. 22.20; Jo. 14.3
 
Introdução
A promessa do Senhor Jesus em vir buscar a sua igreja é o clímax da esperança dos crentes fiéis. Somos admoestados a estar pronto, aguardando este dia glorioso que tanto almejamos.
I – A Igreja e seu Arrebatamento, I Ts. 4.13-18
O Senhor descerá do céu com voz de arcanjo, com alarido e trombeta de Deus. Os que dormem em Cristo ressuscitarão primeiro, e depois os santos, vivos na ocasião, serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens e assim estarão sempre com o Senhor.
1. O arrebatamento, um mistério para o mundo, I Co. 15.51
Em meios as mais diferentes e costumeiras atividades cotidianas, multidões desaparecerão de forma sobrenatural e misteriosa, o mundo não presenciará este fato, só tomará conhecimento depois ao verificar a ausência, a falta e o desaparecimento de milhões de cristãos.
2. O arrebatamento, u mistério para a igreja I Co. 15.51
É algo transcendental que só será plenamente compreendido quando os salvos o tiverem experimentado, por isso é eles chamados de mistério, I Co. 15.50; I Ts. 2.19; O apóstolo Paulo descreve como esperava encontrar no céu seu amado conserva de Tessalônica e estar com eles reunidos em Cristo. Caso ninguém se conhecesse ali, que tipo de gozo poderia haver ali? Se no céu não nos conhecêssemos, isso não seria céu e sim um lugar de tristeza e solidão, I Ts. 2.19.
3. No arrebatamento, o mesmo Senhor descerá I Ts. 4.16
Jesus não enviará seus anjos para nos receber; Ele mesmo virá.
4. Outros pormenores do arrebatamento da igreja.
a) O que ocorrerá no céu, I Ts. 4.13-17; I Co. 15.51,52
b) O que ocorre nos ares;
Jesus virá até às nuvens seus pés não tocarão o solo desta vez, como ocorrerá mais tarde quando Ele se revelar publicamente descendo sobre o Monte das Oliveiras, em Jerusalém Zc. 14.4. Nos ares ocorrerá o encontro com Jesus e sua igreja.
c) O que ocorrerá na Terra;
ü  Dar-se-á a ressurreição dos mortos justos.
ü  Transformação dos vivos, I Ts. 4.16,17; Rm. 8.23;
ü  Arrebatamento da igreja, I Co. 15.23; Ap. 20.4.
d) A ressurreição dos justos e injustos
ü  Os que agora morrem, não deixam de existir, morrendo apenas o corpo físico;
ü  Há um intervalo de mil anos entre a primeira e a segunda ressurreição, Jo. 5.28,29; Ap. 20.5; Dn. 12.2;
ü  Lc. 20.35, Fp. 3.11: “ressurreição dentre morto”, implica uma ressurreição em que apenas os justos participarão, continuando sepultados os ímpios.
ü  I Co. 15; corpo glorioso;
ü  Mt. 10.28; corpos dos ímpios estes farão partes da 2º ressurreição, o qual abrange todos os ímpios mortos, e terá lugar ao findar o milênio será uma ressurreição para condenação.
II – O Arrebatamento Vitória da Igreja, I Ts. 4.17
Vinda do Senhor, estendeu-se por 30 anos;
Ele revelou-se primeiramente como menino em Belém, mais tarde como Cordeiro de Deus e ao ser batizado como Redentor.
Vinda do Senhor, incluem um longo período abrangendo muitos eventos; Aparecerá aos seus, primeiro secretamente, para arrebatar a sua igreja para o céu, após o arrebatamento seguir-se-á aqui na Terra o período de terrível tribulação que terminará com a revelação pessoal de Jesus Cristo. O arrebatamento é a confirmação da sua vinda somente Deus sabe quando o evento se dará.
III – O Arrebatamento, a Esperança da Igreja, Tt. 2.13; I Co. 15.20-23.
A morte e ressurreição de Cristo nos dão esperança de que Ele voltará.
1. A igreja não passará pela Grande Tribulação, Lc. 21.36; I Ts. 1.10
A Grande Tribulação, que em suma é a ira justa de Deus derramada sobre as nações em luta contra Deus, Ap. 6.15-17; 16.1. Nesta época os habitantes da Terra, ou morrerão sob os juízos ou permanecerão cada vez mais incrédulos e rebeldes contra Deus, Ap. 16. 9, 11, 21.
IV – O Arrebatamento é a Consolação da Igreja, I Ts. 4.18
Enquanto o mundo enfrenta a Grande Tribulação, os crentes arrebatados estão no céu com Jesus.
1. Estaremos sempre com o Senhor, I Ts. 4.17,18
A vinda de Cristo se divide em duas fases que se distanciam entre si por um determinado período dentro do qual terão lugar o julgamento da igreja e as bodas do Cordeiro, II Co. 5.10; Ap. 19 6-9. Na segunda fase dar-se-á a manifestação pessoal de Cristo, (Cl. 3.4), quando Ele voltará com a igreja que antes levou, (Zc. 14.5), para reinar aqui por mil anos, Ap. 20.4.
V – O Arrebatamento e os Não Salvos
A trágica sorte dos ímpios, Lc. 17.34-36, Os horrores da Grande Tribulação, quando a ira santa e justa de Deus contra o pecado se manifestará sobre aqueles que tiveram prazer em pecar e recusar o convite da graça de Deus para a salvação, Ap. 22.14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...