A Doutrina da Trindade




Texto: Mt. 3.16,17; 28.18-20; Jo. 14.16; II Co. 13.13

A doutrina da Trindade é o supremo mistério da fé cristã. Quanto mais entendemos tanto mais, se alargam os horizontes de nossa compreensão espiritual.

Complemento Bíblico

ü  A Trindade na criação, Gn. 1.1,2; Jo. 1.1-3
ü  A Trindade comandando a história, Gn.11.5-7
ü  A Trindade exaltada nos céus, Is. 6.3
ü  A Trindade na redenção humana, Jo. 14.16,17
ü  A Trindade na evangelização, Mt. 28.19
ü  A Trindade na igreja, II Co. 13.13


Introdução
A palavra Trindade, propriamente dita, não ocorre no texto canônico, mas a doutrina está abundantemente espalhada através de ilustrações, declarações, referências e inferências, sendo elementos suficientes para nos convencer de sua realidade, Jo 17.3.



I – Noções Gerais da Trindade

1. As dificuldades da doutrina existem duas razões;

a) Esta palavra não ocorre no texto bíblico;

b) O A.T. ensina com muita veemência a doutrina da unicidade de Deus.

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Existem muitas outras palavras que não ocorrem na Bíblia e tratam de temas, doutrina e práticas absolutamente pertinentes à vida cristã. Ex: Missões, E.B.D.

A revelação bíblica nos aponta três pessoas igualmente divinas. Não se trata absolutamente de três deuses, mas de três divinas pessoas que possuem a mesma essência e eterna divindade. Trindade é o modo tri uno em que Deus existe.

A bíblia revela três pessoas, cada uma divina, cada uma distinta, em seu ofício, das outras. Além disto, são perfeitamente uma em caráter e harmonia e juntas constituem uma divindade, sem nunca serem três deuses.


2. O progresso da revelação
No A.T. se torna claramente explícita e transparente, encontramos idéias e conceitos a respeito da Trindade, deparamo-nos com uma revelação objetiva, Gl. 4.4


3. Teorias e doutrinas falsas.
Existem quatro correntes de opiniões contrárias à Trindade

a) O unitarismo
Ensina que Cristo é menos que Deus, que se trata de uns homens excepcionais, sobrenaturais até, mas que não é Deus. Deus, dizem, é apenas Pai, Fp. 2.5

b) O modalismo
Ensina que Deus é uma pessoa que se manifesta em três modos sendo, todavia, unipessoal. Afirmam que o Pai, o Filho, o Espírito Santo apenas representam manifestações desse Deus unipessoal.


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c) O sabelianismo
Afirma que o Pai, O Filho, o Espírito Santo eram apenas estágios da revelação de Deus ao homem e que de maneira alguma se trata de pessoas distintas uma da outra.

d) O arianismo
Afirma que apenas o Pai é divino e sem princípio. O Filho, o Espírito Santo foram criados depois.

4. O ensino bíblico
A bíblia ensina e demonstra que Deus é ao mesmo tempo uno e trino.
- Uno: no que diz respeito à divindade, somente existe uma divindade.
- Trino: no que diz respeito à personalidade.


Quatros aspectos a serem considerados:

a) O Pai, o Filho, o Espírito Santo são três pessoas absolutamente distintas. Cada uma possui sua própria personalidade.

b) Nenhuma das três pessoas é a outra.
Cada uma tem a sua própria identidade, somente assim poderemos entender de que maneira se realizou, por exemplo, o mistério da encarnação quando uma das três pessoas tomou a forma humana sem violar a integridade da Trindade.

c) A divindade pertence a cada uma das três pessoas e a todas três.
Logo o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.

d) Considerando que a divindade destas maravilhosas Pessoas é apenas uma, a qual pertence a três, de maneira alguma existem três deuses, senão apenas um. Esse Deus é quem se manifesta eternamente em três Pessoas.

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II – A Trindade no Antigo Testamento

1. Existem muitas afirmações divinas que afirmam a existência e a presença de mais de uma pessoa, Gn. 1.26; 11.7; Is. 40.14; 6.8.

2. O primeiro versículo da bíblia oferece um forte argumento à doutrina da Trindade, “Elohim” significa Deus em hebraico.

3. Existem algumas afirmações diretas, que incluem a existência de três pessoas, Is. 48.16; 6.3; Nm. 6.24-27.



III – A Trindade no Novo Testamento

1. Nos Evangelhos
Mt. 3.16, 17, – batismo de Jesus;
Jo. 14.16; 16.7-10; Mt. 28.19, - Grande Comissão.


2. Em Atos dos apóstolos, At.1.7, 8; 2.32,33; 5.3,4; 19.


3. Nas Epístolas.
II Co. 13. 13; Ef. 2. 18; I Co. 12 .4-6; 2. 2 -5; Rm.  8. 9; Ef. 4.4-6;

Atividades divinas na obra da redenção;
- Presciência do Pai;
- Aspersão do Sangue do Filho;
- Santificação do Espírito, I Pe. 1.2; Jd. 20, 21; I Jo. 5.7.


4. No Apocalipse;
Ap. 1. 4,5; 4.8

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IV – A Importância do Estudo da Doutrina da Trindade

a) Enquanto não entendemos a Deus convenientemente, estaremos impedidos de conhecer todo o restante da revelação da Escritura, pois o conhecimento de Deus é o ponto de partida.

b) Se conhecermos a Deus deficientemente, nosso aproveitamento será limitado, falho e incoerente com o ensinamento sobre a Trindade assimilamos sem dificuldade o maravilhoso programa da redenção.

c) Finalmente, quando podemos entender que o Pai está em seu trono de glória regendo o universo, o Filho está entronizado à sua destra, aguardando o dia da sua vinda e enquanto isto, uma Pessoa divina mora conosco e entre nós, executando a sublime tarefa da santificação e aperfeiçoamento espiritual, o Espírito Santo.



Questionário

1. Quais as dificuldades encontradas ao estudara doutrina da Trindade? Cite duas razões
2. Mencione dois termos ou práticas que não aparecem na bíblia, mas que são pertinentes à vida cristã?
3. No A.T. deparamos-nos com uma revelação objetiva a respeito da trindade. Qual era o maior impedimento à revelação plena desta doutrina no A.T.?
4. Cite dois aspectos muito especiais a serem considerados no estudo da Trindade?
5. Cite referências nos Evangelhos, em Atos, nas Epístolas e no Apocalipse que afirmam a presença desta doutrina?

 Pb. Odemir Silva

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